Prova do Enem acontece neste domingo
Matheus Berriel 02/11/2018 17:41 - Atualizado em 03/11/2018 14:31
Folha da Manhã
Depois de muita preparação, mais de cinco milhões de pessoas vão fazer, neste domingo (4), a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Logo de cara, os candidatos às vagas em universidades brasileiras terão que responder às questões 45 de linguagens, códigos e suas tecnologias e outras 45 de ciências humanas e suas tecnologias, além de fazer a redação, etapa temida por muitos. Nos estados da região Sudeste, a prova está marcada para começar às 13h30, mas os portões vão fechar às 13h.
A adolescente Ana Cecília Gomes Rodrigues de Deus, de 17 anos, se prepara para o Enem há nove meses. Dedicada aos estudos em casa, busca aprimorar o aprendizado que tem no 3º ano do ensino médico, que cursa no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa). “Comecei a me preparar em fevereiro, junto ao retorno do ano letivo, porém de forma mais intensa a partir de setembro”, conta.
O foco de Ana Cecília é de conquistar vaga numa faculdade de Odontologia, sem preferência da instituição. “Minha expectativa é obter um retorno de todo esforço e dedicação aplicados durante minha vida escolar, especialmente nessa última etapa. De certa forma, estou otimista, pois acredito que meus esforços não serão em vão”, falou.
Ana está ciente de que não basta ir bem apenas nas questões objetivas. “Do meu ponto de vista, a redação se torna mais complicada devido ao peso que possui em relação à nota e as competências exigidas. O meu palpite é que o tem esteja relacionado a questões preconceituosas ou à segregação sociocultural”, palpitou.
O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão preparados para aplicar a prova para 5.513.726 participantes. Mais de 81% já acessaram o cartão de confirmação da inscrição, que informa o local de provas. O acesso deve ser feito pelo site enem.inep.gov.br. A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. A segunda prova será no dia 11.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS