Poeta Rogério Salgado lança livro
Jhonattan Reis 02/11/2018 13:48 - Atualizado em 06/11/2018 15:00
Breno Pataro
O poeta campista Rogério Salgado lança, nesta terça-feira (6), em Campos, o livro “Glória”, em homenagem à sua mãe, a pianista Glória Salgado, que, caso estivesse viva, estaria completando 102 anos em 2018. O lançamento será realizado a partir das 19h, no Museu Histórico de Campos, localizado na rua Paul Percy Harris, 40, em frente à praça do Santíssimo Salvador, no Centro. Rogério receberá amigos de infância e juventude, convidados e admiradores da pianista. A obra, uma co-edição da RS Edições e da Baroni Edições, tem 74 páginas e reúne poemas do autor, sendo dois inéditos, fotos da pianista e outros materiais. A curadoria é da trovadora campista Gleydes Costa.
Rogério Salgado contou que Glória é uma grande influência em sua vida.
— É um prazer lançar este livro, que é baseado em uma exposição homônima que organizei em homenagem ao centenário da minha mãe e que percorreu quase todos os Centros Culturais de Belo Horizonte — disse ele, atualmente morador da capital mineira.
Ele fala sobre a exposição “Glória” — composta por 34 lâminas contendo poemas e fotos da pianista —, que foi inaugurada no Centro Cultural Padre Eustáquio, em Belo Horizonte (BH), em Minas Gerais, em agosto de 2016, ano do centenário de nascimento de Glória Salgado.
No ano seguinte, a exposição pôde ser conferida pelo público campista. No dia 17 de agosto, foi aberta no Museu Histórico de Campos.
O autor contou, ainda, que a publicação aconteceu graças à insistência do trovador campista Agostinho Rodrigues. “Infelizmente, Agostinho veio a falecer no dia 20 de setembro último, sem ver o livro publicado”.
Nascido em 6 de janeiro de 1954, Rogério Salgado viveu na cidade até 1980, quando, foi para Belo Horizonte, devido à morte da mãe. O poeta publicou “Tontinho”, seu livro de estréia, em 1982. No ano seguinte, criou, na capital mineira, a revista Arte Quintal. Outra criação sua foi o projeto “In/Sacando a Poesia”, que consistia em colocar poemas dentro de sacolas de embalar pães nas padarias, em 1993. Por esse projeto, ele recebeu o Prêmio Capital Nacional-Categoria Poesia, em Aracaju, no Sergipe.
Em 1994, teve um conto de sua autoria adaptado para o extinto programa “Você Decide”, da Rede Globo. Entre 2005 e 2014, criou e realizou, com Virgilene Araújo, o Belô Poético — Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte. Também com Araújo, idealizou o projeto “Poesia na Praça Sete”, realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte.
Com mais de 20 livros lançados, Rogério publicou, em 2015, “Poeta Ativista”, celebrando 40 anos de carreira literária. Em 2016, ele lançou “AI-5”, em co-autoria com outros autores. Seu livro mais recente é “Naqueles Tempos da Arte Quintal”, publicado este ano, em BH.
Glória
— A pianista Glória Salgado nasceu em Campos em 15 de agosto de 1916, sendo conhecida e respeitada em sua terra natal por ser uma exímia pianista. Na década de 40, casou-se com o mineiro Paulo Alves da Silva, da cidade de Cataguases. Teve várias perdas em sua história: primeiro, a morte da irmã e melhor amiga, na década de 50; a segunda, o falecimento do marido, em 1961; e, por último, a morte do filho Rodrigo, em 1966.
Talvez por isso, entrou em uma profunda depressão. Porém, na década de 70 se recuperou, também com a ajuda da sua paixão por música, e costumava fazer saraus musicais e poéticos em sua casa, com a presença de grandes nomes da sociedade.
A pianista, de família tradicional campista — dentre seus parentes ilustres, figura o saudoso jornalista Hervê Salgado Rodrigues —, faleceu no dia 24 de novembro de 1980. Ela é referência e inspiração de vida e artística para seu filho poeta, Rogério Salgado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS