Qualificação de mão de obra em destaque
Victor de Azevedo 02/11/2018 15:13 - Atualizado em 06/11/2018 14:57
Prumo/Divulgação
A demanda de empregabilidade em São João da Barra segue em alta de forma efetiva, principalmente devido às vagas que surgem no Porto do Açu. Diante da situação, a superintendência de Trabalho e Renda do município atua em duas frentes para intensificar o aproveitamento de vagas para os sanjoanenses: ofertas de cursos de qualificação e profissionalizantes e o cadastro e atualização permanente do Balcão de Oportunidades.
Somente nas últimas semanas, foram divulgados cursos para diversas áreas profissionais. Na próxima segunda-feira, 5, serão abertas as inscrições para o curso de pintor industrial (rolo e trincha). São ofertadas 20 vagas e os interessados devem se dirigir, das 9h às 16h30, à superintendência de Trabalho e Renda, localizada na BR-356, ao lado da 145ª Delegacia de Polícia (DP).
Os critérios para a ocupação das vagas são ensino médio completo e atuar ou possuir experiência na área. Para realizar a inscrição, são necessários documentos pessoais originais, comprovantes de residência, escolar e de experiência na profissão. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Amadeu Chácar Filho, entre os dias 12 de novembro a 18 de dezembro, das 13h às 21h, com carga horária de 160 horas. O curso é uma parceria da superintendência de Trabalho e Renda de São João da Barra – vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – com a empresa Ferroport (parceria entre a Anglo American e a Prumo Logística).
Também na próxima segunda-feira, 5, começa o curso para fabricação de biscoitos e de salgados, no distrito de Barcelos. As aulas serão ministradas entre os dias 5 e 9 de novembro, pelo Senai, em uma unidade móvel de qualificação que está instalada no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). O curso de biscoito acontecerá das 8h às 12h e, o de salgados, das 13h às 17h. A carga horária será de 40 horas.
Segundo o superintendente de Trabalho e Renda, Sávio Sabóia, o órgão atua para capacitar os sanjoanenses perante as oportunidades que vão surgir no Porto do Açu. “A nossa intenção é contribuir para a evolução da carreira profissional dos trabalhadores sanjoanenses incentivando a capacitação para disputa de possíveis oportunidades de emprego que surgirão no Complexo Logístico e Portuário do Açu. Desta forma estamos valorizando o sanjoanense e ao mesmo tempo aumentando as suas chances de empregabilidade”, disse.
Vale lembrar que as obras para a construção da primeira termelétrica no Porto do Açu inseriu 1341 novos trabalhadores em um de seus canteiros de obras até o mês de outubro. Deste número, aproximadamente 59% são cidadãos e residentes em São João da Barra, percentual bem acima do exigido por lei.
Divulgação
Caged mostra ritmo crescente de contratos
Segundo dados do último Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), São João da Barra segue em ritmo crescente na contratação de mão de obra. Em setembro deste ano, o saldo total líquido ficou em 218 empregos formais. No mesmo período do ano passado, o total líquido do saldo se restringiu a 191 contratações.
Diante do quadro de crescimento, a superintendência de Trabalho e Renda de São João da Barra, por meio do Balcão de Oportunidades, alerta a população sobre a necessidade de manter os documentos atualizados para serem apresentados quando solicitados pelas empresas. “Estão surgindo oportunidades diversas de emprego, bem como, a qualquer momento, poderá ser iniciado processo de qualificação, daí a importância do sanjoanense estar com seus documentos em dia”, explicou Sávio Sabóia, lembrando que o setor busca parcerias junto às empresas do Porto para viabilização de cursos.
Entre os documentos que habitualmente as empresas exigem estão: carteira de identidade e CPF ou carteira de habilitação; certificado de reservista (para os homens); certificado de conclusão escolar; certificado cursos específicos; título de eleitor em regularidade; carteira de trabalho atualizada e com espaço para novos contratos de trabalho (providenciar outra via se necessário).
— É preciso ficar atento principalmente aos possíveis cursos diretamente ligados a essa nova fase de empregabilidade (obra civil, montagem e operacionalização das indústrias que estão surgindo, como a termelétrica, por exemplo) — finalizou Sávio, ressaltando que este alerta à população para que mantenham seus documentos em dia ajudará bastante o sanjoanense a conquistar uma vaga de emprego.
Resultado de seleção será divulgado dia 12
Começa no próximo dia 12 de novembro, a divulgação do resultado da primeira fase do processo seletivo para os cursos gratuitos oferecidos pela empresa Gás Natural Açu (GNA) em parceria com a prefeitura de São João da Barra. Ao todo, foram ofertadas 520 vagas nos segmentos Construção Civil, Eletricidade, Mecânica, Logística e Metalurgia. As aulas vão ocorrer no Ciep-265 Professora Gladys Teixeira, na sede do município, na subprefeitura de Sabonete, na sede da Costurarte em Cajueiro e na Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, na praia do Açu.
Os cursos serão dados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas práticas acontecerão na Unidade da Firjan Senai de Campos. O objetivo é atender a demanda por mão de obra para a construção das duas termelétricas da GNA no Porto do Açu, além contribuir para a evolução da carreira profissional dos trabalhadores na região, com especial foco no município de São João da Barra e seus distritos. Vale ressaltar que a participação no curso não garante uma vaga de emprego, mas aumenta as chances dos alunos nas oportunidades geradas no município.
— Os cursos chegam a São João da Barra em um momento de plena expansão no número de vagas de trabalho proporcionadas pela construção das termelétricas. Como um dos projetos associados ao empreendimento, apoiamos a GNA na realização deste importante programa de qualificação, que pode se refletir em oportunidades de emprego — destacou a prefeita Carla Machado.
Segundo o diretor-presidente da GNA, Bernardo Perseke, a qualificação irá contribuir com a geração de oportunidades para a comunidade local. “Ela estará capacitada para trabalhar não só nas obras dos empreendimentos da GNA, como também para atuais e novos empreendimentos instalados no Porto do Açu”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS