Unidade especial em cada batalhão
01/11/2018 20:17 - Atualizado em 06/11/2018 14:42
Wilson Witzel
Wilson Witzel / Foto - Rodrigo Silveira
Cada batalhão da Polícia Militar (PM) terá uma unidade de operações especiais. A afirmação é do governador eleito Wilson Witzel. A ideia do político é que estes profissionais sejam os responsáveis por ações em que sejam necessários tiros letais contra criminosos.
De acordo com Witzel, os profissionais serão Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope): “E cada batalhão nosso terá uma unidade de operações especiais”, destacou Witzel.
Na forma atual, em caso de necessidade, as unidades de operações especiais são acionadas. Witzel classificou o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora como equivocado.
— Não é assim que vai resolver o problema de segurança pública nas comunidades. Nós vamos resolver tirando o criminoso lá de dentro, asfixiando o crime organizado, investindo no combate à lavagem de dinheiro e dando dignidade às comunidades. Precisamos fazer a urbanização, precisamos enfrentar esse desafio — afirmou o ex-juiz federal.
Ele voltou a afirmar que criminosos serão atingidos de maneira letal por atiradores especializados se estiverem portando armas de fogo, como fuzis, e ameaçando a segurança da população. Segundo Witzel, eles seriam atingidos em pontos como a cabeça, o coração ou pescoço. Ele já solicitou levantamento de quantos “snipers” – atiradores de elite – existem em unidades especiais das polícias Militar e Civil.
Witzel disse não esperar que a intervenção na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro dure até o ano que vem. E que ele pretende comandar a segurança pública. A possibilidade de participação das Forças Armadas na segurança pública seria somente por meio de Garantia da Lei e da Ordem. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS