Folha e Marcele: 40 anos de história
Jhonattan Reis 03/11/2018 16:16 - Atualizado em 07/11/2018 17:12
Marcele Lemos
Marcele Lemos / Divulgação
No ano em que completa quatro décadas de existência, a Folha da Manhã promove a 20ª edição de sua esperada festa de final de ano. A tradição se mantém presente, tendo como tema “Os 60 Anos da Bossa Nova”. O evento acontece nesta terça-feira (6), a partir das 21h, no Teatro Municipal Trianon. A Folha receberá cerca de 800 convidados para prestigiar as atrações da noite. Haverá entrega do troféu Folha Seca e show com Roberto Menescal e Quarteto do Rio. Desde 2000, o troféu agracia um campista em destaque fora dos limites da nossa terra. Este ano, prestará homenagem à presidente do grupo francês Coface, Marcele Lemos. Já a apresentação de Menescal — um dos fundadores da Bossa Nova — e Quarteto do Rio (ex-Os Cariocas) consagrará a Música Popular Brasileira (MPB) e a cultura musical do país.
A diretora do Grupo Folha de Comunicação, Diva Abreu Barbosa, lembrou que o grupo segue com sua tradição de promover eventos culturais na região.
— A Folha, nesses 40 anos, já fez de tudo um pouco em termos de eventos para grande público. Além das festas de final de ano, já organizamos outras festividades, como as feijoadas e os shows nas praias da região. Inclusive, fomos os primeiros a fazer shows em praias, quando nenhuma instituição os realizava. Trouxemos, para os litorais da região, Moraes Moreira, Cidade Negra, Elymar Santos, Neguinho da Beija-Flor e muitos outros. Fomos vanguardistas e, ainda, fizemos outros tipos de eventos, a exemplo de shows fechados para assinantes e clientes, como aconteceu nos 10 anos do jornal, quando trouxemos Carlos Lyra, e nos 15 anos, com a família Caymmi. Esta 20ª festa será mais um grande acontecimento, com as presenças de parceiros, assinantes, representantes de bancas, colaboradores e autoridades — disse.
Inovação é uma palavra citada por Diva e que descreve bem as festas organizadas pelo grupo.
— A gente está sempre trabalhando nesse sentido. E a Folha faz escola. Foi assim tanto em relação às prefeituras quanto a outros sistemas de comunicação. O Grupo Folha inova, também, na parte técnica, tendo sido o primeiro jornal com impressão off-set da região, feito mudanças editoriais pioneiras, realizado várias pesquisas qualitativas com institutos de gabarito e sendo o primeiro veículo de comunicação com site de notícias na região. Hoje, formamos um grupo que é considerado o mais importante do interior do Estado, com duas emissoras de radio, uma emissora de TV fechada e a Inter TV Planície, afiliada à Rede Globo, além da Folha da Manhã.
Diva também comentou sobre a importância de a Folha sempre valorizar a cultura em suas festas: — Essa parte sempre foi uma tônica nos nossos eventos. Sempre queremos prestigiar e incentivar a cultura, e não fazer só uma festa de lazer.
Já a agraciada pelo 19º troféu Folha Seca, lembra a diretora do Grupo Folha, será uma mulher que tem quase a mesma idade da Folha:
— Marcele Lemos tem 41 anos, um a mais que o jornal. A gente gostaria de homenagear uma pessoa que assistiu às mudanças de Campos e do Brasil juntamente com a Folha. E a escolha deste ano recaiu em Marcele, uma jovem promissora, que preside a multinacional francesa Coface, tendo sido eleita presidente da empresa com 37 anos.
O nome do troféu faz referência ao seu primeiro homenageado, o jogador Valdir Pereira, mais conhecido como Didi. Bicampeão mundial, o atleta teve seu espetacular chute conhecido no mundo todo como “Folha Seca”.
— Sendo Didi o primeiro agraciado, nada mais justo. E quem fez a entrega do prêmio foi Elza Soares, que era ligada a Didi por causa de Garrincha, seu parceiro por vários anos. O Folha Seca sempre homenageou grandes nomes, tanto do sexo masculino quanto do feminino e em diversos segmentos, como esporte, jornalismo, medicina, artes. Entre as mulheres, tivemos outras estrelas, a exemplo da modelo internacional Fernanda Motta, da dermatologista de nome nacional Karla Assed, da brilhante médica Cláudia Jacyntho, da eterna “Chica da Silva”, atriz e cantora Zezé Motta, da cantora Marina de La Riva, da escritora Vilma Arêas e da artista plástica Maria Lucia Barbosa. E é ótimo perceber isso, já que a mulher está vencendo no mercado de trabalho e está quebrando tabus, entre outras fortes vitórias.
A festa de final de ano da Folha conta com patrocínio do Grupo MPE, Águas do Paraíba, Caixa Econômica Federal e Empresa Brasil, tendo apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, RadMed, Imbeg, Soho Residence, Campos Cópia e BL Publicidade, além de participação da Abertura Promoções, Chicre Cheme, Piccadilly Bar, Grupo Thoquino e Palace Hotel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS