Polícia Militar recebe comunidade e instituições no Café Comunitário
Verônica Nascimento e Catarine Barreto 07/11/2018 11:01 - Atualizado em 19/11/2018 13:37
Café Comunitário no 8º BPM
Café Comunitário no 8º BPM / Antônio Leudo

Representantes de instituições e da sociedade civil, além da Polícia Civil, Guarda Municipal e superintendência de Postura, entre outros, participaram do Café Comunitário do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), na manhã desta quarta-feira (7), em mais uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Campos. Entre as propostas apresentadas, ações a serem desenvolvidas com a população em situação de rua, proibição da circulação de ciclistas em áreas exclusivas para pedestres, como o calçadão do Centro de Campos, além de reforço do patrulhamento em bairros.
O delegado adjunto da 134ª Delegacia de Polícia (Centro) Pedro Emílio Braga, destacou as dificuldades da PM em uma cidade territorialmente grande, diante da falta de estrutura da segurança pública no estado, como a falta de efetivo e equipamentos. Ainda assim, o delegado destacou a atuação das polícias Civil e Militar, que vêm cobrindo metas semestrais, figurando em primeiro e segundo lugares no estado nos últimos semestres.
Café Comunitário no 8º BPM
Café Comunitário no 8º BPM / Antônio Leudo
O comandante do 8º BPM, tenente-coronel Fabiano Souza, destacou a necessidade da criação de novos subsetores de patrulhamento, quando a situação de uma casa abandonada, perto de uma escola, estar sendo utilizada como ponto de uso de drogas, foi apresentada pela associação de moradores de um bairro da área central.
— Nos últimos 10 anos, Campos cresceu muito, tanto em número de bairros como de habitantes. Temos equipes fixas, subsetores como Delta e Alpha, entre outros, encarregados de áreas específicas, só que surgiram novos bairros e outros aumentaram. Seria necessário direcionar equipes para esses locais, para reforçar o patrulhamento, mas não temos condições, não temos pessoal para tanto. Daí é importante essa comunicação da população com a PM, para que consigamos cobrir esses pontos, enquanto nosso efetivo não aumenta — explicou o comandante.
O problema da população de rua, que é flutuante e aumenta e diminui em períodos diferentes do ano, também foi discutido. Membros da diretoria do Conselho de Segurança citaram pontos tomados por moradores de rua, como a praça São Salvador e a parte externa do prédio dos Correios, na rua 21 de Abril. A questão será analisada pela Guarda Municipal e outras secretarias de Campos.
  • Café Comunitário no 8º BPM

    Café Comunitário no 8º BPM

  • Café Comunitário no 8º BPM

    Café Comunitário no 8º BPM

Quanto à circulação de ciclistas em áreas de pedestres e também transitando pela contramão, o comandante da Guarda Municipal, Mariano Fabiano, disse que várias palestras são realizadas, orientando, inclusive, sobre o uso de bicicletas como meio de transporte. Novas ações serão estudas, para uma solução do problema.
Ao final da reunião, houve a eleição da nova diretoria do conselho. Os nomes votados ainda serão avaliados pelo 8º BPM de Campos e pela Polícia Civil, também com a verificação de que nada consta contra os pretendentes a diretores, se não possuem antecedentes criminais. Entre os participantes do Café Comunitário estão representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e de associações de moradores de vários bairros. A próxima reunião será na primeira quarta-feira de dezembro, na CDL.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS