Lixo descartado irregularmente
07/11/2018 10:28 - Atualizado em 07/11/2018 15:41
Lixo descartado irregularmente
Lixo descartado irregularmente / Isaías Fernandes
Moradores do Flamboyant e do distrito de Travessão, em Campos, reclamam do excesso de lixo e entulhos que se acumulam em terrenos baldios. No bairro da área central da cidade, o descaso da população chega a ser pior, pois os entulhos são despejados próximo à área específica para o descarte dos materiais inservíveis.
Na tarde dessa terça-feira (6), um terreno baldio a cerca de 60 metros de um Ponto de Entrega Voluntária de Entulhos (Peve), na rua Doutor Raul Abbott Escobar, no Jardim Flamboyant, acumulava entulhos, móveis velhos e lixos. Para a moradora Alessandra Ferreira Mello, 25 anos, a situação evidencia que a agressão ao meio ambiente parte dos moradores do bairro. “Se aqui existe um local apropriado para o descarte de lixo, por que as pessoas insistem e depositar no terreno baldio? Se aqui é assim, imagina onde não tem um entulhódromo perto. Agredir o meio ambiente é crime”, disse.
Além da questão do lixo, outros problemas são identificados na Raul Escobar, entre eles: calçadas intransitáveis devido à quantidade de mato e sujeira; árvore caída sobre uma ponte impede a passagem de pedestres, que são obrigados a desviar o caminho e passar pela ciclovia; sequência de anteparos nas calçadas danificados, além de animais soltos na pista.
Já na rua Projetada A, em Travessão, uma grande quantidade de lixo também toma conta de um terreno baldio. A moradora do bairro Maria José Batista, 53 anos, que diariamente passa pelo local, disse que se espanta ao ver o volume de lixo acumulado e se preocupa com a proliferação de bichos e insetos. “O local acaba sendo propício à proliferação de bichos e insetos, principalmente do mosquito da dengue, que costuma vir com tudo nesta época do ano”, contou.
Em nota, a Prefeitura de Campos destacou que a superintendência de Postura informou que, este ano, emitiu cerca de 850 notificações a proprietários de imóveis para que realizem limpeza, manutenção e/ou fechamento dos mesmos. Deste total, aproximadamente 45% efetuaram a limpeza desses imóveis, segundo o superintendente Victor Montalvão.
A nota informou ainda que a superintendência de Limpeza Pública vai enviar uma equipe aos locais, mas esclarece que segue regularmente o cronograma de trabalho, incluindo mutirão de limpeza e coleta de lixo.
Em relação ao galho que está invadindo a calçada, o mesmo será podado nesta quarta-feira (7) e as demais intervenções serão feitas o mais rápido possível. Sobre os animais soltos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que todas as solicitações feitas, por meio do telefone (22) 98126-5234, são atendidas. O diretor do CCZ, Marcelo Sales, reforça que a população pode ligar ou enviar mensagens pelo WhatsApp para ter a solicitação atendida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS