SFI alerta para o período de defeso da piracema
05/11/2018 17:17 - Atualizado em 07/11/2018 16:38
Ascom - SFI
Começou nesta quinta-feira (1º) o período da piracema em rios e lagoas da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, que abrange São Francisco de Itabapoana (SFI). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) instalou placas sobre o tema e afirmou que irá intensificar a fiscalização para coibir este tipo de pesca até 28 de fevereiro de 2019.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, explicou que a piracema é o período de reprodução de peixes de água doce. Ele destaca que pescar nesta época configura crime com detenção que varia de um a três anos, com possibilidade de multa de até R$ 100 mil. “Seremos atentos e pontuais na fiscalização, com retirada de redes, tarrafas e qualquer outro material em locais de ocorrência da piracema”, pontuou.
Segundo Soares, foram instaladas cerca de 15 placas em pontos estratégicos em localidades como Barra do Itabapoana e Gargaú. A sinalização alerta para o uso de técnicas impróprias para a pesca, dando ênfase à pesca predatória.
De acordo com a presidente da Colônia de Pescadores Z-1, Diviane Chagas, SFI possui 940 pescadores cadastrados que serão assistidos no decorrer deste período. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS