Rafael anuncia Centro Alimentar com oferta de refeições grátis
31/10/2018 21:47 - Atualizado em 03/11/2018 14:04
Campos vai ganhar o Centro de Segurança Alimentar e Nutricional, que oferecerá alimentação gratuita para pessoas em situação de pobreza. O projeto, semelhante ao antigo Restaurante Popular, é desenvolvido pela secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e foi encaminhado aos Conselhos Municipais de Assistência Social e de Segurança Alimentar para avaliação. O anúncio oficial foi feito ontem, mas o prefeito Rafael Diniz chegou a prometer a retomada do Restaurante Popular ainda no primeiro semestre de 2018, conforme entrevista dada à Folha em janeiro deste ano. O passo seguinte será sua transformação em lei, mediante aprovação na Câmara de Vereadores.
— Hoje a gente anuncia uma nova era, apresentando o conceito não apenas de um restaurante popular, mas sim de um centro de segurança alimentar e nutricional gratuito para pessoas em situação de pobreza. Depois de momentos de grande dificuldade, este é um grande avanço na nossa administração. Estaremos realmente transformando a vida de muitas pessoas — disse Rafael Diniz.
O Centro de Segurança Alimentar e Nutricional vai oferecer três refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar. Além de alimentação, o espaço vai disponibilizar à população cursos de formação profissional e oficinas. Segundo a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes, será um grande equipamento com a lógica de uma alimentação saudável e consciente. No local, também vai funcionar o Banco de Alimentos, que receberá produtos sem uso comercial, mas que ainda mantêm qualidade nutritiva. “A gestão do prefeito Rafael Diniz sofreu muitas críticas quando teve a necessidade de suspender o antigo Restaurante Popular. Mas agora nós mostramos para a sociedade um projeto de real segurança alimentar e nutricional. Política pública se faz de forma séria, e depois do tempo correto as coisas começam a acontecer”, disse Sana Gimenes.
Promessa - Antes mesmo do prefeito Rafael Diniz prometer o retorno do Restaurante Popular em entrevista dada em abril, seu assessor especial César Tinoco já havia adiantado, em entrevista concedida em dezembro de 2017, a possibilidade da retomada do projeto social ainda em 2018.
Fechamento - O Restaurante Popular foi fechado em junho de 2017 e na ocasião a Prefeitura alegou que a medida visava reduzir o rombo nos cofres do município, deixado pelo governo passado. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS