Reditec 2018 será aberta na próxima segunda-feira
- Atualizado em 06/09/2018 18:45
Divulgação
Gestores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Brasil e de diversos países estarão reunidos durante a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será organizada e sediada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), de 10 a 14 de setembro de 2018, em Búzios.
Promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a Reditec é um espaço de formação, compartilhamento de experiências, consolidação de parcerias e reflexão sobre a educação profissional, voltado para reitores, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais de campi dos institutos federais.
Com a participação de cerca de 1.100 gestores, a Reunião terá como tema principal “O Trabalho no Século XXI – Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: caminhos e desafios para inclusão”, de forma a debater a atuação da Rede Federal em sintonia com as demandas presentes e futuras da sociedade, do mundo do trabalho e suas transformações. O evento terá, ainda, caráter internacional, um dos marcos desta edição, definido em plenário do Conif.
— A Reditec 2018 é um marco para a Rede Federal porque ela se coloca a partir de novos parâmetros, no entendimento do Conif de que nós precisamos ter uma estrutura de reunião anual dos reitores com uma programação mais densa, com aprofundamento de debates e mais tempo para sua maturação, e que possa se abrir mais para as outras redes nacionais e internacionais e trazer mais pessoas para discutir o futuro da educação profissional e os seus desdobramentos, qualificando ainda mais a nossa ação educativa, modificando vidas, e ajudando esse país a superar os seus desafios — destaca o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo.
O evento começa na segunda-feira, 10 de setembro, às 09h, com credenciamento e reuniões dos Fóruns Temáticos e de Gestores, mas a abertura oficial está agendada para as 18h e contará com a participação do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva e o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, representando o governador Luiz Fernando Pezão. A noite terá Homenagem a ex-reitores e servidores, comemoração dos 10 anos dos Institutos Federais, Premiação dos ganhadores do concurso “Educação Profissional e Tecnológica na Comunidade de Países de Língua Portuguesa”, apresentação da Orquestra de Violões do IFF, além de coquetel e apresentação do grupo vocal Freesom.
As atividades do evento prosseguem durante a semana com palestras seguidas de mesas de debate; sessões de experiências internacionais, com apresentação dos modelos de educação profissional e casos de sucesso de diversos países; a Mostra de Experiências Exitosas, com apresentação de 128 projetos da Rede Federal, assinados por servidores e estudantes do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no sentido de compartilhar e socializar ações do ensino, da pesquisa e da extensão; além das reuniões dos diversos Fóruns Temáticos e dos diretores-gerais de campi das regiões do Brasil. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS