Artes plásticas no Museu Histórico
04/09/2018 17:51 - Atualizado em 06/09/2018 14:31
Mostra ENTITY_quot_ENTITYGabinete ImaginárioENTITY_quot_ENTITY será aberta às 19h
Mostra ENTITY_quot_ENTITYGabinete ImaginárioENTITY_quot_ENTITY será aberta às 19h / Supcom
O Museu Histórico de Campos abre as portas para o “Gabinete Imaginário” do artista plástico, ator e arquiteto Rodrigo Espinosa. A exposição será aberta nesta quarta-feira (5), às 19h, e traz exercícios artísticos de Espinosa com a técnica de desenho a bico de pena em mandalas, florões, detalhes arquitetônicos e figuras humanas. O museu está localizado na rua Paul Percy Harris, 40, em frente à praça do Santíssimo Salvador, no Centro.
Para Rodrigo Espinosa, “o espaço ou compartimento é onde a imaginação se concretiza através da arte, como seu refúgio salvador”. Ele utiliza uma antiga técnica, criada no oriente — e hoje também chamada de pontilhismo —, para representar imagens que permeiam o inconsciente.
— Sendo bi ou tridimensionais, através de luz e sombra, os desenhos emergem como ícones ornamentais, carregados de significados, em composições expressivas e equilibradas. Esta exposição é um chamado à valorização do Patrimônio Arquitetônico de Campos, como também uma exaltação à cultura local, sendo que ela tem desde signos e símbolos até essa questão do nosso patrimônio — disse o artista plástico.
Rodrigo é formado em Arquitetura e Urbanismo e vem expondo seus objetos de arte há anos, com mostras organizadas no Sesc Campos — onde também já ministrou oficinas —, Casa de Cultura Villa Maria e Palácio da Cultura, dentre outros locais.
Atualmente, atua como arquiteto e designer em atelier próprio, mas sem deixar de pôr sua arte ao alcance de todos. “Gabinete Imaginário” segue no museu até o dia 28 de outubro. (A.N.) (J.H.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS