Novo resfriador de leite inaugurado em Santa Maria
05/09/2018 18:16 - Atualizado em 10/09/2018 14:31
Supcom
O prefeito Rafael Diniz inaugurou nesta quarta-feira (5) o terceiro resfriador de leite da Associação dos Produtores Rurais de Santa Maria de Campos (Aprusmac), na sede do distrito. Na ocasião, também foram reativados dois serviços para a região Norte do município: a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) e a inseminação artificial do rebanho bovino. Participaram ainda diretores da associação e o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
Rafael Diniz destacou a importância do fortalecimento das atividades no campo.
— Sabemos da importância do homem do campo e temos procurado, dentro do possível, incentivar as suas atividades, sua produção. Infelizmente, ainda enfrentamos uma grave crise, que já foi pior, mas que ainda não passou. Estamos estimulando o pequeno produtor, a agricultura familiar, comprando sua produção para a merenda escolar, e vamos continuar investindo cada vez mais. Acreditamos que a crise está passando e que o próximo ano será melhor para todos — afirmou o prefeito.
O resfriador de 2 mil litros é um dos seis que estavam desativados ao final da administração passada. "Reativamos três, realocando para pontos onde são mais necessários, e faremos o mesmo com os outros três. Os resfriadores têm a função de atender a um maior número possível de produtores, mas isso, infelizmente, não vinha acontecendo", afirmou Nildo, pouco antes da assinatura do termo de permissão de uso.
Supcom
A Aprusmac possui mais de 200 associados e recebe, diariamente, neste período de entressafra, cerca de 10 mil litros. Na safra, esse número dobra, segundo o presidente da Aprusmac, Leandro Galaxe. Com o terceiro resfriador instalado, a capacidade sobe para 11 mil litros em resfriamento. A maior parte do leite da região vai para São Fidélis e Minas Gerais. Uma menor é processada por pequenas queijarias das localidades da região.
— Nossa proposta é agregar valor ao leite de todo o município, que produz diariamente cerca de 100 mil litros, beneficiando aqui o produto. A Baixada Campista e a região do Imbé levam o leite pra Macuco. E Santa Maria vende para Minas. Processando aqui, podemos gerar emprego e renda — acrescenta Nildo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS