Juiz reúne imprensa e fala sobre regras
Suzy Monteiro 15/08/2018 21:57 - Atualizado em 17/08/2018 14:26
Responsável pela fiscalização eleitoral deste ano em Campos e na região, o juiz da 129ª Zona Eleitoral, Ralph Manhães, voltou a prometer rigor na atuação. E não só na observância de possíveis irregularidades de candidatos, mas da imprensa também. A orientação foi passada, na tarde desta quarta-feira, em reunião do magistrado com jornalistas, no Fórum Maria Tereza Gusmão. De acordo com Ralph, a eleição 2018 começa nesta quinta-feira, primeiro dia das campanhas eleitorais. Outro ponto destacado pelo juiz é o sistema biométrico. Cerca de 4,6 milhões de pessoas no estado do Rio farão o cadastramento biométrico na hora do voto, mas, ressalta, mesários estão recebendo treinamento, o que deve evitar maiores transtornos.
Ralph Manhães destacou que o que for matéria jornalística pode ser publicado normalmente. Fora isso, o tratamento isonômico deve ser observado por todos.
— Na reunião com os representantes dos partidos, avisei que vamos atuar com firmeza, rigor e punir para evitar condutas contrárias às normas eleitorais. É possível fazer tudo o que está na lei eleitoral. Nada além disso. Com vocês, da imprensa, peço que deem a todos os candidatos tratamento igualitário — falou.
Ele também chamou a atenção a respeito de fake news, falsas notícias que, às vezes, acabam viralizando. “O veículo de imprensa pode ser multado e também pode ter a atividade suspensa”, afirmou.
Cerca de 4,6 milhões de eleitores fluminenses que constam no banco de dados de identificação civil do Detran poderão ser identificados pelas digitais ao votar em outubro. Um convênio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possibilitou a utilização do banco de dados do departamento pela Justiça Eleitoral. Os eleitores que forem identificados por meio das digitais no dia das eleições terão os dados biométricos incorporados ao cadastro eleitoral e não precisarão comparecer posteriormente ao cartório para realizar o procedimento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS