Isecensa apresenta VI Congresso Internacional de Conhecimento Científico
Verônica Nascimento 16/08/2018 14:36 - Atualizado em 16/08/2018 16:28
Congresso foi apresentado em café literário
Congresso foi apresentado em café literário / Antônio Leudo
Os Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), com o apoio do Grupo Folha da Manhã, realiza, entre os dias 25 e 28 de setembro, a 6ª edição do Congresso Internacional do Conhecimento Científico. O evento, com o tema “Contemporaneidade do Conhecimento: a contribuição da universidade na ciência, humanização e ética”, foi apresentado à imprensa campista no Café Literário do Censa desta quinta-feira (16). O congresso trará a Campos 12 renomados palestrantes internacionais e 95 brasileiros para 41 palestras, 60 minicursos e sete workshops, além de 27 apresentações de projetos desenvolvidos durante o ano por alunos dos programas de iniciação científica do Isecensa.
As diretoras do Isecensa, irmãs Rosa Idália e Suraya Benjamin, a vice-diretora Elizabeth Landim e a coordenadora do evento, professora Maria das Graças Freire, fizeram a abertura oficial do congresso. “Dezesseis de agosto é a data do nascimento de Dom Bosco, um grande propagador da cultura, especialmente para os jovens. Aproveitamos a data para apresentar o congresso, que abre o conhecimento para o público em geral. É através do conhecimento que podemos promover um mundo melhor, com mais cultural e, consequentemente, mais justo”, disse irmã Rosa.
Congresso foi apresentado em café literário
Congresso foi apresentado em café literário / Antônio Leudo
— O conhecimento que não serve, que não pode ser usado pela pessoa humana, é inútil. O congresso é uma possibilidade de trazer conhecimento pela experiência, experiência como a que se tem com uma Copa do Mundo ou Olimpíadas. Assim como toda criança quer conhecer seu ídolo do futebol, o congresso é uma forma de, na área científica, conhecer pessoas que colaboram com o melhoramento do mundo. Muitos não têm condições de viajar para participar de congressos pelo mundo, porque são caros, mas trazemos o mundo científico para vocês, com palestrantes reconhecidos em todo o país e internacionalmente. O congresso é aberto à comunidade e todos poderão aprender muito, adquirindo conhecimento científico pela experiência — declarou irmã Suraya.
A vice-diretora lembrou que as inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.isecicc.com.br. Ela informou, ainda, que em menos de uma semana já são mais de 800 inscritos. Ao todo, são 2.500 vagas, número máximo já prevendo a ocupação de todas as dependências do Censa. A coordenadora do congresso disse que as palestras privilegiam as áreas de Exatas, Humanas e Saúde. “A ciência, por si só, não se justifica. A ciência precisa ser humanizada, estar ao alcance das pessoas, e, depois de humanizada, ser iluminada pela ética. Inovação e ética estão sempre presente nas discussões e foi isso que nos norteou na escolha dos palestrantes, tanto que, o tema aula magna, que será ministrada pelo filósofo Clóveis de Barros Filho, é ‘Inovação: conceito, atitude e identidade’”, explicou Maria das Graças Freire.
  • Congresso foi apresentado em café literário

    Congresso foi apresentado em café literário

  • Congresso foi apresentado em café literário

    Congresso foi apresentado em café literário

  • Congresso foi apresentado em café literário

    Congresso foi apresentado em café literário

Professores, coordenadores dos cursos do Isecensa, passaram um pouco dos assuntos e temas que nortearão as palestras. Entre as questões abordadas na área da Psicologia, serão discutidas as formas de compreender e agir diante de problemas como ansiedade, angústia, depressão e suicídio, entre outros; na de Enfermagem, como é trabalhada a prevenção e a saúde em Portugal e ainda a oncologia. A discussão envolvendo as Engenharias (de Produção, Civil e Mecânica) será voltada para a inovação e transferência de tecnologia, como transferir a inovação tecnológica para a comunidade, e ainda inteligência artificial, tecnologias emergentes, a indústria 4.0 e a inteligência competitiva.
Educação associada à saúde será destaque na área de Educação Física, como exemplo, o desenvolvimento de habilidades motoras e emocionais através de atividades no meio líquido ou, considerando o envelhecimento, como as formas de se exercitar beneficiam as funções cognitivas ou, ainda mais atual, como a análise da impressão digital permite a prescrição de exercícios em conformidade com o potencial genético da pessoa. Na Fisioterapia, exercícios de alta intensidade serão apresentados para a recuperação de pessoas que sofrem com a dor lombar. O autismo também será discutido em palestra da área de Pedagogia.
Empresa e indústria, empreendedorismo e inovação, a transformação de resíduos em materiais úteis e a economia criativa são discussões das palestras, minicursos e workshops relacionados à Administração. Arquitetura discutirá o rápido envelhecimento do conhecimento e o confronto dos conhecimentos do Brasil e de outros países e sua aplicação prática, privilegiando a questão do urbanismo.
Entre os palestrantes, estão o doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), e mestre em Ciência Política pela Université Sornonne Nouvelle, em Paris, Clóvis de Barros Filho; Nora Cavaco (Portugal), referência em estudos sobre o autismo; Aresio Souza, brasileiro que levará ao congresso uma pesquisa inovadora na área de fisioterapia; e o português Nuno Soares, que vive em Hong Kong e é membro da União Internacional dos Arquitetos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS