Agricultores entregam merendas na Baixada
15/08/2018 17:39 - Atualizado em 16/08/2018 16:51
Supcom - Divulgação
O prefeito Rafael Diniz recebeu, na manhã desta quarta-feira (15), a primeira entrega de gêneros alimentícios feita por produtores rurais locais à Escola Municipal Francisco Ribeiro Siqueira, na localidade de Babosa, no distrito de Mussurepe, na Baixada Campista, pelo novo contrato de fornecimento entre pequenos agricultores e a Prefeitura de Campos. O prefeito esteve acompanhado do secretário municipal de Educação, Brand Arenari, e da representante da superintendência de Agricultura e Pecuária, Laira Pré.
— Com esse contrato, estamos fechando um importante ciclo, com o lado econômico, gerando renda para nossos pequenos agricultores, e também o social, fortalecendo a agricultura familiar do município. Do total adquirido, 15% vêm de produtores autônomos e 85% de cooperados, com recursos de quase R$ 2 milhões destinados a esses agricultores. E esperamos avançar ainda mais no próximo ano, com a entrada de novos produtores — incentivou Rafael Diniz.
Na Francisco Ribeiro Siqueira, foram entregues aipim, abobrinha, couve e cheiro-verde, entre outros gêneros. Na região da Baixada, são mais de 60 escolas recebendo alimentos dos assentamentos rurais Chê Guevara e Ilha Grande, ambos em Mussurepe, em uma extensão que chega até a área do bairro da Penha. “Estamos satisfeitos e acreditamos que vai melhorar ainda mais”, afirmou a agricultora Vanilce Xavier Rangel, 53 anos, ao lado do esposo Valdeci Gomes Rangel, 55.
Segundo Lei Federal, as prefeituras de todo o país têm que direcionar pelo menos 30% do valor da verba da merenda à agricultura familiar. Em 2016, Campos chegou a adquirir gêneros de fornecedores do Sul do país. A nova proposta é incentivar a produção e consumo dentro do próprio município, colocando à disposição dos alunos alimentos mais frescos. O município foi dividido em regiões para a logística de entrega dos produtos em uma mesma área, evitando grandes deslocamentos. Na área total, de quase 4 mil quilômetros quadrados, Campos tem mais de 200 escolas municipais e cerca de 55 mil alunos.
— Após a última chamada pública, continuaremos apoiando o produtor local, para que ele esteja devidamente documentado e possa participar das próximas chamadas — afirmou Brand. “É importante que os produtores providenciem a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que dá a eles a certificação de Agricultor Familiar, para que possam participar das próximas chamadas públicas”, completou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS