Uenf celebra seus 25 anos
15/08/2018 18:01 - Atualizado em 17/08/2018 14:43
CBB da Uenf
CBB da Uenf / Antônio Leudo
Para celebrar os 25 anos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos, uma programação comemorativa, que começou na terça-feira (14), continua na sede da instituição nesta quinta (16) e sexta-feira (17). Entre os itens da agenda está o evento “CBB 25 Anos: Nossos Egressos”, que acontece na sexta e comemora o 25º aniversário do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da universidade. De acordo com um dos organizadores do acontecimento, Renato DaMatta, o objetivo é reunir, num encontro científico, os egressos dos cursos de graduação do CBB que estão realizando pesquisas de ponta e trabalhando em destacadas posições, diversas instituições e diferentes áreas. O evento, que tem apoio da Folha da Manhã, acontecerá entre 8h e 17h, no auditório IV do Centro de Convenções da Uenf. A universidade também festeja seu 25º aniversário, que conta com uma programação de comemoração.
— O “CBB 25 Anos: Nossos Egressos” é um evento comemorativo, mas, ao mesmo tempo, científico. Ao longo destes 25 anos, o CBB formou uma série de profissionais graduados, que seguiram suas carreiras de diversas formas. Com o “CBB 25 Anos: Nossos Egressos”, traremos profissionais que se formaram no CBB e tiveram grande sucesso. Cada um deles fará uma apresentação de 15 minutos, falando da sua carreira e, também, da importância do CBB para sua trajetória. Nada melhor do que comemorar os 25 anos do nosso centro com pessoas que passaram por aqui e hoje são bem-sucedidas — disse Renato DaMatta.
Ele explicou que a Uenf é dividida em quatro centros, sendo que cada um reúne os cursos de graduação, de pós-graduação e os laboratórios.
— Além do CBB, a Uenf conta com o Centro de Ciências do Homem, de Humanidades, chamado CCH; o Centro de Ciências e Tecnologias Agrárias, o CCTA, da área de Agronomia; e o Centro de Ciência e Tecnologia, CCT, da parte de Engenharia. E é muito importante, para a cidade e região, o trabalho realizado em cada centro. São formados alunos que se especializam e têm ótimas carreias, sendo que muitos ficam na região.
Ainda segundo DaMatta, serão mais de 25 egressos do CBB palestrando no Centro de Convenções da Uenf nesta sexta-feira.
— São egressos que hoje são profissionais de ponta. Tem gente que está trabalhando e/ou estudando em outros estados, outros que deixaram a cidade para estudar e retornaram para trabalhar e tem gente até que está em universidades internacionais. Inclusive, alguns não puderam vir por estarem em outros países e estão mandando vídeos.
DaMatta também descreveu o evento como crucial para o Norte e Noroeste Fluminense.
— A vinda da Uenf para a região trouxe uma dimensão de um trabalho que não existia antes, que é a questão da pesquisa. Antes, você tinha a pesquisa no Grande Rio e em Vitória, no Espírito Santo. Entre os dois polos não existia nada. Porém, “agora”, com a Uenf, existe. Este é o grande diferencial da vinda da universidade para cá. E a Uenf não é só uma faculdade. Ela também forma o pós-graduando. Novos conhecimentos são desenvolvidos e são formados muitos profissionais de alta qualidade. Este evento mostra isso.
Agenda — A programação comemorativa dos 25 anos da universidade conta com várias atividades nesta sexta-feira. A primeira da agenda é o evento “Reinauguração e Novos Homenageados: Painel do Mérito Científico do CBB”, que começa às 9h, no 1º andar do P2.
Ainda nesta manhã, será aberta a exposição de fotografias “A Uenf: Uma Trajetória Histórica-social nos 25 Anos, Uma Memória”, realizada pelo Centro de Memória da Uenf (CEM). As fotos relatam a trajetória social da universidade desde quando ela foi pensada até os dias atuais. O público poderá conferir a mostra a partir das 11h.
Já à tarde, será realizada uma sessão solene do Conselho Universitário da Uenf (Consuni), na qual serão feitas homenagens a 51 servidores que estão na universidade desde o seu início e aos sete servidores aposentados entre setembro do ano passado e este mês de agosto. Várias instituições também serão homenageadas. A solenidade ocorrerá no Centro de Convenções, às 14h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS