Ipem fiscaliza olarias, supermercados e veículos de transporte
Verônica Nascimento 15/08/2018 13:07 - Atualizado em 16/08/2018 16:52
  • Fiscalização do Ipem

    Fiscalização do Ipem

  • Fiscalização do Ipem

    Fiscalização do Ipem

  • Fiscalização do Ipem

    Fiscalização do Ipem

A fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) continua atuando em Campos, verificando desde instrumentos de medição a serviços de controle de qualidade. Nesta quarta-feira (15), os fiscais percorrem olarias, coletando amostra de blocos cerâmicos para exame das dimensões, e supermercados, para inspeção de balanças e produtos pré-medidos e pré-embalados. Paralelamente, acontece a averiguação de cronotacógrafos (instrumentos registram a velocidade, tempo e distância percorrida e que são obrigatórios em veículos de transporte de passageiros com mais de 10 lugares ou de carga com mais de 4.536 quilos), iniciada na noite de terça (14), em veículos de transporte escolar e de passageiros.
De acordo com o diretor técnico do Ipem/RJ, Hugo Lima, a necessidade da fiscalização nas olarias foi apontada pelo número de denúncias recebidas pela superintendência regional e a do Espírito Santo. Neste momento, as cerâmicas são notificadas, mas, se a análise laboratorial apontar irregularidade, a multa a ser aplicada varia de R$ 20 mil a R$ 1,5 milhão, dependendo do dolo.
Fiscalização do Ipem
Fiscalização do Ipem / Antônio Leudo
— Intensificamos nossas ações em todo o estado, mas começamos por aqui, porque, além das denúncias, Campos é um polo ceramista. Coletamos amostras, que passarão por diversas análises, como dimensões, as espessuras externas e internas, visando à defesa não só do consumidor como também dos empresários. Por exemplo, se as medidas e pesos não forem os previstos, o ceramista estará usando uma quantidade menor de barro para produzir uma quantidade superior de tijolos, e isso é concorrência desleal — explicou o diretor técnico.
Outras inspeções serão feitas até o final da semana. “Faremos inspeção da qualidade de produtos como brinquedos, chupetas, pneus, lâmpadas de led, tomadas, extensões, entre outros. E, diante da grande quantidade de produtos de outros países, como a China, também atuaremos na verificação da conformidade da composição têxtil de roupas, calçados, peças de cama, mesa e banho, com o objetivo de, além de defender os direitos do consumidor, regular o mercado e proteger a indústria nacional”, concluiu Hugo Lima.
O trabalho do Ipem em Campos está sendo desenvolvido por equipes da supervisão e da diretoria técnica do órgão. O superintendente regional Thiago Rangel lembra que a fiscalização segue até sexta (17) e que denúncias podem ser encaminhadas ao Ipem/RJ, através do canal da Ouvidoria do Ipem, pelo número 0800.282.3040.
  • Fiscalização do Ipem

    Fiscalização do Ipem

  • Fiscalização do Ipem

    Fiscalização do Ipem

  • Fiscalização do Ipem

    Fiscalização do Ipem

 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS