Prevenção e sexualidade na terceira idade em SFI
16/08/2018 21:30 - Atualizado em 17/08/2018 14:48
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento, vai realizar a “Semana de Roda de Conversa sobre Doenças Infectocontagiosas: Prevenção e Sexualidade na Terceira Idade”. O evento acontecerá na próxima semana, de segunda a quinta-feira.
— A roda de conversa tem como público alvo os idosos cadastrados no Centro de Convivência da Terceira Idade Nágeme Jorge Abílio, onde será realizado o evento, na rua Daud Salomão Acruche, nº 4, área central de SFI, sempre às 13h30, e terá à frente o enfermeiro estrategista da Clínica da Família Gil Carlos Viana — informou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento, Fagner Azeredo.
A coordenadora do Centro de Convivência, Izabel Freitas, ressaltou que a participação dos idosos em grupos de terceira idade favorece a maior ocorrência de encontros afetivos, aumentando a possibilidade do idoso de continuar exercendo sua sexualidade. “Assim a terceira idade tornou-se um grupo vulnerável ao HIV/AIDS, não por falta de conhecimento, mas por preconceito”, reforçou.
Já a assistente social Andréa Marques de Almeida lembrou que as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) na terceira idade passaram a ser um problema de saúde pública no Brasil:
— Com a melhoria da qualidade de vida e sexual na velhice, cada vez mais este grupo torna-se vulnerável a estas doenças. Um dos desafios da prevenção é fazer a pessoa idosa perceber a sua vulnerabilidade, desmistificando mitos e preconceitos através de políticas públicas e ações assistenciais e educativas como estamos propondo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS