Lua de Sangue no maior eclipse do século
Victor de Azevedo 26/07/2018 20:51 - Atualizado em 27/07/2018 14:39
O Brasil verá no início da noite desta sexta-feira o eclipse lunar mais longo do século XXI. Em Campos, um grupo do Clube de Astronomia estará com vários telescópios, a partir das 17h20, na ponte da Lapa para assistir o fenômeno que deixará a lua escurecida, em tons de marrom ou avermelhado, e receberá o nome de “Lua de Sangue”. Este será o eclipse mais longo do século, durando aproximadamente uma hora e 43 minutos, segundo o Observatório Nacional.
De acordo com o astrônomo Marcelo Souza, a lua já vai nascer eclipsada por volta das 17h20.
— Estaremos na ponte da Lapa para acompanhar a metade final do eclipse total. Como ela vai nascer no horizonte, então precisamos vê-lo limpo para poder observar a Lua. Lá no Centro tem muito prédio. Logo, o único local que a gente conseguiu que o horizonte ficasse limpo é na ponte da Lapa. Além da lua, vai dar pra observar Marte, Saturno e Júpiter — disse.
Devido à previsão de tempo estável e pouca nebulosidade, o eclipse poderá ser visto de todas as regiões do Brasil, mas não em sua totalidade. Segundo o Climatempo, em Campos, a previsão para esta sexta é de sol com algumas nuvens, mas sem chuva. Caso se confirme, as chances de se observar a “Lua de Sangue” serão maiores.
O que cada pessoa vai observar durante o fenômeno depende da posição geográfica. A parte leste do país verá um eclipse total, com a Lua nascendo já na fase em que está 100% encoberta pela sombra da Terra. Já o lado oeste, verá um eclipse apenas parcial. Caso alguém perca o fenômeno desta sexta, não vai precisar esperar muito pelo próximo: um novo eclipse deverá acontecer no dia 21 de janeiro de 2019.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS