Gasoduto vai gerar empregos na região
26/07/2018 19:59 - Atualizado em 30/07/2018 18:28
O prefeito Rafael Diniz recebeu nesta quinta-feira (26), na sede da Prefeitura, uma equipe da Gás Natural Açu (GNA), subsidiária da Prumo Logística SA, que opera o Porto do Açu, em São João da Barra. A equipe da GNA apresentou o andamento da construção de um gasoduto vindo de termelétricas a gás projetadas para o Açu, que passará por Campos e chegará até o gasoduto, ligando o terminal da Petrobras de Cabiúnas, Macaé, até Vitória (ES). A primeira fase do projeto tem previsão para entrega em 2021, com geração de cerca de cinco mil empregos diretos e 10 mil indiretos.
— O município está de portas abertas, disposto a participar de todas as fases desta iniciativa, afinal o que for facilitador para o avanço deste projeto, é consequentemente para o bem de toda a região. Estamos nos colocando ao lado de São João da Barra, vislumbrando a geração de novas receitas além dos royalties e visando promover o desenvolvimento da nossa cidade. A expectativa é em colaborar como parceiros, avançando em infraestrutura para receber tamanho investimento, e, mais ainda, o enfoque na capacitação de pessoas para o preenchimento das vagas de emprego a serem geradas, seja através de cursos parceiros ou universidades. Nossa preocupação é tanto com a geração de oportunidade, quanto com a capacitação para que nossos munícipes possam ocupá-las ao máximo — destacou Rafael Diniz.
De acordo com a apresentação desenvolvida pelo diretor presidente da GNA, Bernardo Perseke, dando conta do Gasoduto dos Goytacazes (GASOG), serão R$ 8 bilhões investidos nos primeiros cinco anos de empreendimento, que terá em um processamento de Gás Natural Liquefeito (GNL), construídos um Terminal de Gaseificação e duas termelétricas, com a instalação de redes de transmissão de energia para o sistema nacional.
Atualmente, mais de 500 oportunidades de trabalho já foram disponibilizadas, sendo 70% do quantitativo, preenchido por profissionais de Campos e São João da Barra.
— A geração de empregos é fundamental para a retomada da nossa economia, por isso o valor desta proposta. Valor este que se encontra em todo segmento da economia do município que pode vir a ser movimentada, com toda a parte de serviços a ser prestado, e consumo dentro do comércio, bem como na parte hoteleira de Campos – afirmou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Alfredo Dieguez.
Além do incentivo através das oportunidades de serviço, a iniciativa envolve também o fornecimento à rede energética brasileira. As duas térmicas a serem construídas e operadas preveem a geração de mais de 3GW de energia, projetando aproximadamente ¼ da energia gerada em Itaipu.
— A GNA é dona, atualmente, do maior empreendimento da região no Porto do Açu. Vemos como importante esse estreitamento, para que possam, por meio de cada pasta da gestão, serem compreendidas as demandas de todo o processo e concluir de que formas o município pode atender a esta iniciativa e trazer benefícios para o nosso desenvolvimento. Por isso, o significado da presença de diferentes pastas neste contato —, pontuou Vinícius Viana, presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (Codemca).
Também participaram da reunião o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto; o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Brand Arenari; o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cledson Bitencourt; e o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS