Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada
30/05/2018 13:47 - Atualizado em 30/05/2018 15:24
Vacinação contra a gripe em Campos
Vacinação contra a gripe em Campos / Supcom
A 20ª Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza, que terminaria nesta quarta-feira (30), foi prorrogada até o dia 15 de junho. A secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, foi notificada oficialmente, pela secretaria estadual de Saúde, da decisão do Ministério da Saúde, na noite dessa terça-feira (29). Segundo o órgão, a medida foi tomada em virtude da paralisação nacional dos caminhoneiros, que comprometeu o abastecimento de veículos e, assim, a locomoção da população até os postos de vacinação.
Em Campos, até terça, mais de 45 mil pessoas foram imunizadas, um número considerado baixo pela Vigilância Epidemiológica, que tem meta de 90% de imunização das mais de 100 mil pessoas do grupo prioritário estipulado pelo Ministério da Saúde (MS). No total, são disponibilizadas 45 salas de imunização durante a campanha, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A vacina imuniza contra três tipos de vírus: H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.
Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, são vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores, os indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
— As pessoas do grupo prioritário não devem deixar de tomar a vacina. Aos acamados e pacientes em situação de home care, a Vigilância continua realizando o cadastro contra o vírus da Influenza em domicílio — explicou a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina.
Ainda segundo Lastorina, o agendamento para os acamados deve ser feito no Centro de Saúde, no setor da Vigilância Epidemiológica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A assessora chefe da Vigilância Epidemiológica informa que, por recomendação do Ministério da Saúde, após o dia 18 de junho, se houver disponibilidade de doses da vacina, serão incluídos os grupos de crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos para a vacinação.
Salas de Vacinação — Unidades Básicas de Saúde (UBS) Aldeia, Alair Ferreira, Baleeira, CRTCA I e II, Custodópolis, Carvão, Conselheiro Josino, Centro de Saúde de Guarus, Eldorado, Félix Miranda, Lagamar (Farol), UPH Santo Eduardo, Centro de Saúde, UPH Ururaí, UPH São José, UPH Travessão, IPS, Lagoa de Cima, Mata da Cruz, Morangaba, Morro do Coco, Murundu, Novo Mundo, Parque Prazeres, Ponta da Lama, Ponta Grossa, Parque Aurora, Penha, Pernambuca, Poço Gordo, Quilombo, Santa Maria, Santos Dumont, Santa Helena, São Sebastião, Santa Cruz, Santo Amaro, Saturnino Braga, Sentinela do Imbé, Tapera, Terra Prometida, Tocos, Venda Nova e Vila Nova. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS