Saúde em debate na Câmara de Campos
Suzy Monteiro 30/05/2018 09:47 - Atualizado em 01/06/2018 14:52
Câmara Municipal de Vereadores
Câmara Municipal de Vereadores / Ascom
A saúde pública no município de Campos dominou a sessão da Câmara de Vereadores nessa terça-feira (29). O vereador Silvinho Martins (PRP) apresentou requerimento à Prefeitura para firmar convênio ou contratualização com a Santa Casa de Misericórdia para que a unidade volte a fazer hemodiálise. Atualmente, vários pacientes da cidade precisam realizar o tratamento no município de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense.
Silvinho relatou que, na semana passada, foi procurado por um grupo de pacientes que precisava ir a Pádua, mas os veículos da Prefeitura estavam sem gasolina para a viagem em função da paralisação dos caminhoneiros. Segundo ele, em contato com a secretária municipal de Saúde, Fabiana Catalani, ela providenciou um carro a gás para o transporte.
— Descobri que existem pacientes de Campos que têm que ir a Pádua três vezes por semana, em uma viagem de duas horas e meia para fazer hemodiálise e ainda ficar de quatro a cinco horas em uma máquina. Não podemos deixar esses pacientes reféns de uma situação dessas — destacou.
Concordando com Silvinho, o vereador Abu (PPS) explicou que, mês passado, esteve reunido com o prefeito Rafael Diniz (PPS) e a presidente da Associação Amigos do Rim, Greice Vasconcelos, e o assunto foi discutido. Esta semana haverá uma nova reunião com o prefeito, onde Greice passará dados sobre os tratamentos. Abu também convidou a presidente para ir ao Legislativo na próxima semana falar aos parlamentares sobre a situação dos doentes renais crônicos.
Outro tema relacionado à saúde foi a questão do Hospital Geral de Guarus (HGG). Durante a palavra livre, o vereador de oposição Álvaro Oliveira (SD) subiu à tribuna e leu uma carta atribuída a um médico, que teria ido no último final de semana acompanhar um paciente no HGG. Na carta, o médico teria relatado diversas irregularidades encontradas e disse ter ficado emocionado.
Após a fala do ex-presidente do IMTT no governo Rosinha e irmão do ex-vice-prefeito e ex-secretário de Saúde na última gestão, subiram à tribuna os vereadores Fred Machado (PPS) e Genásio (PSC).
Primeiro a falar, Genásio ponderou: “nossa saúde não está uma maravilha, mas o nosso diferencial é que estamos trabalhando para corrigir e não jogamos para debaixo do tapete. O vereador que me antecedeu é irmão do ex-secretário de Saúde, Dr. Chicão, que foi omisso diante de tudo o que aconteceu na nossa cidade. Não vou desfazer da fala deste médico, mas a população precisa saber porque esta ferida não está cicatrizada. Pior que o bandido, muitas vezes é o omisso, que vê o que está acontecendo e não se posiciona. Dr. Chicão como secretário de Saúde tinha condições de se levantar e cobrar da prefeita. E por que não fez?”, questionou.
Já Fred Machado lembrou o governo Rosinha. “No governo passado, o que mais tinha eram problemas como este. Não sou candidato a deputado, mas tem gente que é e precisa aparecer”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS