Venezuela fecha fronteira com o Brasil
19/05/2018 19:24 - Atualizado em 04/06/2018 18:27
Nicolás Maduro
Nicolás Maduro / Divulgação
A fronteira entre Venezuela e Brasil amanheceu fechada neste sábado (19). A medida foi determinada pelo presidente Nicolás Maduro às vésperas das eleições presidenciais que ocorrem neste domingo (20).
Candidato à reeleição, Maduro lidera as pesquisas de opinião em uma eleição na qual os principais opositores não podem concorrer. O país vive uma grave crise econômica e humanitária, o que fez aumentar os fluxos migratórios de venezuelanos para outros países, como o Brasil.
Segundo o Itamaraty, a fronteira foi fechada às 21h de sexta (18) e deve permanecer assim até às 6h da próxima segunda. A informação foi repassada ao Itamaraty pela Embaixada do Brasil em Caracas.
Na fronteira, a 215 km de Boa Vista, veículos estão proibidos de entrar ou sair da Venezuela, mas é possível cruzar o caminho a pé. No entanto, guardas venezuelanos dizem que há a possibilidade de o tráfego ser fechado para pedestres.
No início da manhã deste sábado, a fronteira estava fechada apenas no posto de fiscalização de Santa Elena de Uairén. Às 8h30 (9h30 de Brasília), no entanto, guardas venezuelanos bloquearam a passagem logo na divisa entre os dois países. A cidade é a primeira depois de Pacaraima, município brasileiro ao Norte de Roraima.
A medida de fechar a fronteira é adotada pela Venezuela sempre que ocorrem eleições no país como forma de segurança durante o pleito.
"A República Bolivariana da Venezuela, cada vez que tem um processo eleitoral, fecha a fronteira para resguardar a soberania territorial e também para que as Forças Armadas controlem todo território nacional, e isso se inclui a fronteira", explicou o cônsul-adjunto da Venezuela em Roraima, José Martí Uriana.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS