SJB celebra Corpus Christi com missas
30/05/2018 16:35 - Atualizado em 01/06/2018 14:58
Secom - SJB
A confecção dos tapetes para a celebração de Corpus Christi em São João da Barra terá início nesta quarta-feira (30), às 18h. A festa, que celebra a Sagrada Eucaristia, tem a participação das irmandades, pastorais, grupos jovens e do Grupo de Oração da Paróquia São João Batista e conta com o apoio da Prefeitura. A programação oficial tem início nesta quinta (31), às 9h, com missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, presidida pelo pároco Marcos Paulo Pinalli da Costa, na Igreja Matriz.
A praça São João Batista e um trecho da avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho foram ornamentados, como de costume, para a passagem do Santíssimo Sacramento, acompanhada por fiéis e pela banda União dos Operários, em procissão, às 17h, percorrendo outras ruas do Centro com retorno à igreja matriz. Na chegada, haverá missa com participação dos ministros da Eucaristia e de católicos sanjoanenses e da região.
O secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, ressaltou a importância de apoiar as manifestações religiosas. “A celebração de Corpus Christi é um grande evento religioso, entre outros existentes no município, que estamos incentivando para manter a tradição de devoção e da fé, e atrair turistas de diversos lugares, além de ser uma grande manifestação artística com os trabalhos manuais”, explicou.
Para tranquilidade das famílias que participam ornamentação dos tapetes e da programação de Corpus Christi, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) com apoio da Guarda Civil Municipal, interditou, desde a tarde desta quarta, a avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, esquina com a rua João Francisco de Almeida, além de outras no entorno da praça São João Batista.
Para confeccionar os tapetes, a Prefeitura disponibilizou areia, brita, corante, sal grosso e ferramentas. Os membros da Paróquia São João Batista doaram produtos recicláveis, que vão complementar a confecção. A festa de Corpus Christi é comemorada 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS