Forman é elogiado pelos cineclubistas
31/05/2018 16:43 - Atualizado em 04/06/2018 13:28
“É o primeiro Oscar de (Milos) Forman como diretor. Apesar do baixo orçamento, eles fizeram o filme da forma que Forman queria, e ele sempre pretendia fazer grandes trabalhos”. O comentário foi feito pelo publicitário e cineasta Felipe Fernandes, que apresentou, na noite de quarta-feira (30), no Cineclube Goitacá, o filme “Um Estranho no Ninho” (One Flew Over the Cuckoo’s Nest, 1975), do tcheco Milos Forman, falecido no último dia 14 de abril. A obra, vencedora de cinco prêmios Oscar, foi exibida na sala 507 do edifício Medical Center, no Centro de Campos, com entrada gratuita.
Felipe abriu a sessão lembrando que era mais uma homenagem a Forman, já que era a segunda semana consecutiva que um longa-metragem do cineasta tcheco era exibido no Cineclube — na semana anterior, o jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa apresentou “Amadeus” (1984).
— É um diretor excelente. Este filme é muito tocante e aborda assuntos pesados. Porém, ainda assim ele consegue divertir e ser emocionante, sendo isso tudo sem deixar de lado suas críticas, feitas de forma sutil — disse o apresentador da noite, que elogiou, além da direção, o roteiro e o elenco.
Em “Um Estranho no Ninho”, Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá, estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), mas não tem ideia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica “especializada”.
A obra foi responsável por cinco prêmios Oscar em 1976 — de um total de nove indicações —, sendo eles: Melhor Filme, Melhor Diretor (Milos Forman), Melhor Ator (Jack Nicholson), Melhor Atriz (Louise Fletcher) e Melhor Roteiro Adaptado (Laurence Hauben e Bo Goldman). Com isso, foi a segunda obra na história a conquistar todos os cinco principais prêmios do Oscar (os cinco que venceu), depois de “Aconteceu Naquela Noite” (It Happened One Night, 1934), de Frank Capra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS