Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 15
04/06/2018 12:25 - Atualizado em 04/06/2018 18:33
Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe / Supcom Campos
Conforme orientação do ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 15 de junho. A secretaria de Estado de Saúde alerta para a baixa procura pela vacina contra a gripe entre o público-alvo da campanha no Rio de Janeiro. Só 24% das crianças foram imunizadas e entre as gestantes a situação também preocupa, pois só 35% tomaram a vacina. Já entre os idosos, o número é um pouco maior, cerca de 58%. Em todo o estado, a cobertura vacinal está em apenas 47%. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas.
Devem tomar a vacina gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.
— Contamos com o envolvimento de todos e agora ganhamos mais alguns dias para a vacinação. A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar, sim, e a vacina é uma das melhores formas de evitar que isso aconteça — afirmou o secretário estadual de Saúde, Sérgio Gama.
As doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo ministério da Saúde, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. De janeiro até 22 de maio deste ano, foram notificados 384 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado, sendo nove deles causados pelo vírus H1N1 e 19 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período, foram notificados 39 óbitos por SRAG, sendo três por H3N2 e um por H1N1.
— O inverno é a época de maior circulação do vírus no território fluminense, por isso precisamos que a população procure um posto de saúde para se vacinar, a fim de evitar o aumento das chances de transmissão, além das formas mais graves da doença entre os grupos suscetíveis. É importante que todo o público-alvo se vacine — afirmou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cláudia Mello.
Fonte: Governo do Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS