Folha Turismo - Aluguel de carros
Rildo Ribeiro Júnior 28/05/2018 17:59 - Atualizado em 30/05/2018 15:26
Divulgação
Com a facilidade do GPS, alugar carro durante a viagem tem sido a melhor opção para os turistas em todos os lugares do mundo. Esse avanço na tecnologia permite fazer em segundos o que se levaria horas, através dos mapas tradicionais, e, isso, tem incentivado bastante os viajantes a se aventurarem por todos os países, independente da língua, costume ou religião.
O acordo diplomático entre os países permite que o turista, devidamente habilitado, alugue carros que podem ser de até 15 lugares, dependendo de cada país, e, para isso, é necessário ter mais de um ano de carteira e a mesma estar válida.
Para os países da Europa, o motorista pode alugar carros de até 9 lugares e dirigir sem a obrigatoriedade da PID (Permissão Internacional de Direção), que pode ser emitida basicamente em todos os postos do Detran no Brasil, pagando uma taxa e a validade fica igual a da habilitação nacional. Este documento, na verdade, é uma tradução da habilitação brasileira em vários idiomas, porém mesmo não sendo obrigatória, é altamente recomendada.
Nos EUA, o procedimento acaba sendo o mesmo, porém, a permissão é para dirigir carros de até 15 lugares.
Para alugar um carro é bastante simples: solicite ao seu agente de viagens e ele efetuará a reserva para o horário e local indicados, informando também se será o mesmo local da devolução do carro. Se for em um lugar diferente possivelmente uma taxa de retorno será cobrada. Para retirar o carro será solicitado o passaporte, habilitação brasileira e um cartão de crédito em nome do motorista. Esse cartão serve para garantia do pagamento de taxas, de franquia e também para o pagamento de multas que podem ser contadas posteriormente ao período da locação, e serão enviadas para o endereço do condutor no Brasil, através do cadastro efetuado na retirada do veículo.
Caso seja enviada alguma cobrança de multa, a mesma deverá ser paga através do procedimento informado na cobrança. Caso não seja paga pode gerar algum tipo de problema para o turista.
O carro permite ao viajante ter total liberdade em relação ao horário e também ao roteiro, possibilitando visitar diversas cidades. Para evitar futuras multas, o segredo é simplesmente seguir as leis de trânsito, uma vez que na maioria dos países não existe o jeitinho brasileiro e, quase todas as vias, são monitorados por câmeras, radares e também policiais. Para aproveitar ao máximo sua viagem, consulte um agente de viagens experiente e que conheça o destino pretendido. Assim, seu roteiro será mais fácil e melhor aproveitado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS