Retirada de gado no Açu ganha comissão
29/05/2018 17:52 - Atualizado em 30/05/2018 13:58
Câmara de SJB
Câmara de SJB / Divulgação
A Câmara de São João da Barra criou uma comissão temporária para acompanhar o Plano de Retirada de Gado do Distrito Industrial, que foi anunciado recentemente pela Prumo Logística. A portaria que cria a comissão foi publicada no Diário Oficial do último sábado e lida pelo presidente do Legislativo, Aluizio Siqueira, na sessão desta terça-feira. O presidente da comissão é o vereador Gerson Crispim (Gersinho). Já o vereador Franquis Arêas ocupa o cargo de relator. Participam como membros, os parlamentares: Alex Firme, Ronaldo Gomes e Elísio Rodrigues.
A primeira reunião de trabalho aconteceu na quinta-feira passada, no próprio Legislativo, com a presença de vereadores, do coordenador da Defesa Sanitária Estadual da Região Norte, Cláudio Villela; do secretário Municipal de Agricultura, Oswaldo Barreto; do subsecretário da pasta, José Maria Carvalho de Souza; da médica veterinária Aline Mineiro Costa e Marcela Toledo (funcionária da secretaria de Agricultura).
– Sabemos que a Prumo ganhou na justiça, o direito de retirar esses gados que estão na área do distrito industrial, mas nossa preocupação é garantir a vacinação desses animais; a fim de evitar possíveis problemas, como febre aftosa, por exemplo. E a boa notícia é que a comissão já conseguiu, com a Prefeitura, a vacina e o vacinador para que esse gado só saia de lá depois de vacinado – informou Gersinho.
Segundo Aluizio Siqueira, a Defesa Sanitária se comprometeu a realizar o cadastramento, inclusive, fotografando todos os animais a fim de identificar quem são os seus donos. “Temos notícia de que tem gado que veio de São Francisco, de Campos e outros que são de produtores do 5º distrito, que ainda têm problema de recebimento junto a Prumo. Queremos saber quem é quem e lutar pelos direitos dos produtores daqui”, observou, salientando que, a secretaria de Agricultura tem trabalhado ao lado da Defesa Sanitária e da Prumo para que os produtores sanjoanenses não sejam prejudicados. E que já houve encontro, inclusive, com o Ministério Público.
Sessão – Requerimentos e indicações foram aprovados na sessão desta terça-feira. Em conjunto, Aluizio e Carlos Alberto Alves Maia (Caputi) requereram ao Dnit a mudança do local do pardal eletrônico da BR 356 em Degredo para mais próximo dos abrigos de passageiros, assim como da Estrada SB 02, que liga Degredo ao Bairro de Fátima. Já à Secretaria Municipal de Transportes, Aluizio propôs a pintura das faixas de pedestre próximas ao Colégio Alberto Torres, na sede. Por meio de indicação à Prefeitura, Ronaldo Gomes solicitou o deslocamento do poste que fica próximo ao restaurante do senhor Dinei (Atafona) e o calçamento da rua Izabel da Silva (Grussaí). O vereador Alex Firme propôs a implantação do sistema de coleta seletiva no município e, Aluizio, a reforma da ciclovia que liga São João da Barra a Atafona. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS