Carla mexe no tabuleiro regional
Arnaldo Neto 04/04/2018 11:23 - Atualizado em 05/04/2018 17:23
Carla Machado
Carla Machado / Folha da Manhã
A entrada da prefeita Carla Machado (PP) no cenário eleitoral de 2018 causou rebuliço não só em São João da Barra, mas nos bastidores da política regional. Até sexta-feira, ela tem de decidir se renuncia ao mandato para estar apta a disputar um cargo no próximo pleito, ainda que sem definir se a pré-candidatura seria a deputada estadual ou federal. Ainda sem falar sobre possíveis alianças, até porque o cenário está no campo da especulação, o prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), considera Carla uma grande nome no contexto regional:
— Toda a sua história construída na política, e especialmente por tudo que fez pelo município de São João da Barra, credencia a prefeita Carla Machado a buscar uma vaga de deputada. Tenho certeza de que ela tomará a melhor decisão tanto para seu município, como para toda a região. Com certeza, seria mais um grande nome para representar nossa região.
Na cidade governada por Carla, as opiniões divergem entre aliados e opositores. Vice-prefeito do município, Alexandre Rosa (PRB) pode assumir de vez a Prefeitura. “A decisão que a prefeita e amiga Carla Machado tiver pelo bem de São João da Barra e da região será apoiada por todos os que confiam e conhecem a intenção dela”, disse. De 2009 a 2011, os dois chegaram a romper politicamente. Carla diz que os dois amadureceram e que o erro não vai se repetir. Alexandre afirma que, independente da decisão da prefeita, os dois vão continuar juntos.
Presidente da Câmara de Campos, o vereador Marcão Gomes (Rede), que é pré-candidato, pode ser adversário de Carla, caso ela lance uma candidatura a federal. Não entrou muito no assunto, se limitando a falar da liderança regional da prefeita sanjoanese.
Já se Carla tiver a intenção de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vai travar mais um duelo com a família Dauaire, da qual é adversária desde o fim da década de 1990. O deputado Bruno Dauaire (PR, a caminho do PRP) é pré-candidato à reeleição. Ele, que tem domicílio eleitoral em SJB, falou em “motivos ocultos” para uma renúncia dela neste momento.
Entre os vereadores sanjoanenses, a Folha conseguiu contato com cinco dos sete da base governista — todos declaram apoio a Carla, seja qual for a decisão. Os dois da oposição criticam a possibilidade de renúncia e posterior candidatura.
A reportagem não conseguiu falar com o vereador sanjoanense Caputi (Pode). O também vereador de SJB Ronaldo Gomes (Pros), o parlamentar campista Fred Machado (PPS), irmão de Carla, e o pré-candidato a deputado Wladimir Garotinho (PRP) não retornaram o contato.
Outro fator importante para definir a possível candidatura de Carla é a eleição da mesa diretora da Câmara de SJB, que aconteceu nesta quarta-feira (4), às 9h30.
Avaliação de políticos de Campos e SJB
Alexandre Rosa
Alexandre Rosa / Folha da Manhã
“Caberá a todos nós, caso ela aceite o convite do vice-governador Dornelles (PP), a grande responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho de reconstrução do município, resgatando a autoestima do nosso povo. Estamos e continuaremos juntos, independente da decisão”.
Alexandre Rosa, vice-prefeito
Bruno Dauaire
Bruno Dauaire
“É uma decisão que diz respeito apenas a senhora prefeita e aos seus eleitores. Pode ser que haja uma motivação muito séria e oculta para nós. Afinal, renunciar a um mandato no início, deixando para trás todos os compromissos assumidos no palanque, é algo que o povo não esquece”.
Bruno Dauaire, deputado estadual
“Carla Machado é uma grande liderança política da região. Se ela fizer a opção por concorrer a uma vaga ao Legislativo quem sai ganhando sem sombras de dúvidas são os municípios do norte e noroeste que terão uma excelente opção de representatividade”.
Marcão, presidente da Câmara de Campos e pré-candidato a deputado
Aluizio Siqueira
Aluizio Siqueira
“Nossa professora Carla Machado, sempre movida por grandes desafios, encontrou na política o caminho para servir ao povo, trabalhando pelo crescimento e desenvolvimento. Com sua decisão, toda região ganha uma mulher de fibra para lutar pelo povo”.
Aluizio Siqueira (PP), presidente da Câmara de São João da Barra
“Temos a certeza de que o propósito da prefeita é contribuir com o desenvolvimento de SJB e região. O crescimento de nosso município é fato, como é notório que está no caminho certo. Apoiaremos o que for melhor para todos. A ampla maioria da Câmara certamente apoiará a sua decisão”.
Alex Firme (PP), vereador
“A prefeita Carla Machado sempre tomou suas decisões baseadas no diálogo com seu grupo e seus eleitores. Desta vez não será diferente. Tenho certeza que tomará a decisão mais sensata, haja vista a grande liderança que tem não só no município, mas em toda região”.
Elísio Rodrigues (PDT), vereador
Eziel Pedro
Eziel Pedro
“Após ter conseguido a elegibilidade por uma decisão monocrática, quer tentar a cadeira de deputada. Lembrando que essa decisão pode cair a qualquer momento. Se acontecer antes do registro, ficaria fora do Executivo e da cadeira. Na minha opinião, ela não irá correr esse risco”.
Eziel Pedro (MDB), vereador
Franquis Areas
Franquis Areas
“Uma decisão repentina como essa, joga na lata do lixo a confiança do eleitor que a elegeu para governar e não para renunciar. Esta é uma atitude injustificável. O eleitor está se sentindo traído. Sem bolsa universitária, sem transporte público e agora, também, pode ficar sem prefeita”.
Franquis Arêas (PR), vereador
“A prefeita Carla Machado é uma grande gestora e tem uma liderança incontestável. Caso seja consolidada uma candidatura, independente de ser a nível federal ou estadual, a região ganhará uma representante empenhada no desenvolvimento dos municípios”.
Gersinho Crispim (SD), vereador
Sonia Pereira
Sonia Pereira
“Mesmo as pessoas hoje se entristecendo com o seu possível desligamento do Executivo, tenho plena convicção de que todos compreenderão em um futuro bem próximo. Carla, como prefeita, correspondeu às expectativas da população. Colocou a casa em ordem nos 15 meses deste mandato”.
Sônia Pereira (PT), vereadora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS