Volta às aulas na Codin mais tranquila que no Eldorado
28/03/2018 21:14 - Atualizado em 29/03/2018 13:40
Diferente do que foi verificado no Parque Eldorado na terça-feira (28), nas proximidades das escolas da Codin, o clima era de aparente tranquilidade, nesta quarta-feira, com as unidades funcionando normalmente. Nos dois bairros de Guarus, por imposição do tráfico de drogas, escolas foram fechadas na última semana e, apesar da aparente calma, a insegurança nos locais é traduzida no silêncio de pais de alunos, moradores e comerciantes dos bairros, que preferem não comentar o assunto.
No dia do aniversário da cidade de Campos, a equipe da Folha esteve pela manhã na Creche Escola Gilberto do Espírito Santo, na Codin, onde as aulas foram aplicadas normalmente. Também na tarde desta quarta, o funcionamento era normal nas escolas e Cieps do Parque Eldorado.
Apesar de ter ficado definido, em reunião do Ministério Público com autoridades da Segurança Pública e Educação, um reforço no policiamento nos locais e da Prefeitura de Campos ter informado que um protocolo de ações começou a ser colocado em prática na segunda-feira (26), nesta quarta-feira não havia viaturas da Guarda Municipal nem da Polícia Militar baseadas nas escolas.
Na última terça-feira, quando a equipe esteve no Eldorado, a movimentação de pais e alunos era grande em frente à Escola Municipal Branca Peçanha. Ninguém quis se pronunciar sobre a suspensão das aulas, temendo represálias. Sem se identificar, uma mãe se limitou a dizer que o local “é muito perigoso” e, por isso, ela e outras preferiam não comentar. Professores também foram abordados e disseram que não receberam ameaças diretas, mas não apresentaram maiores detalhes.
Em nota enviada nesta quarta, a Prefeitura informou que “a Guarda Civil Municipal intensificou o patrulhamento da Ronda Escolar nas escolas desta região, assim como a permanência de guardas nestas unidades enquanto houver necessidade para garantir o funcionamento das unidades. O patrulhamento também foi intensificado nas ruas e praças dos bairros citados”.
O caso - No último dia 21, a Prefeitura suspendeu as aulas em todas as escolas da Codin e do Parque Eldorado, em Guarus. Na ocasião, a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) informou que as medidas foram adotadas para preservar a integridade física dos alunos e funcionários. Pelas redes sociais, moradores da área mais afetada pela violência em Campos compartilharam um recado supostamente colado por uma facção criminosa em postes da área de Guarus. O aviso teria sido divulgado pelos Amigos dos Amigos (ADA) e direcionado à pessoa que roubar em torno das escolas, desrespeitar professores, comerciantes, vender drogas ou fumar maconha em frente às unidades. Segundo a mensagem, todos serão punidos, incluindo crianças.
Dois dias depois, na sexta (23), autoridades ligadas à segurança pública de Campos participaram de reuniões na Prefeitura e no Ministério Público, para debater o assunto e possíveis soluções. Um inquérito civil foi instaurado pelo MPRJ, com o objetivo de apurar a existência de ameaça à integridade física e psíquica dos alunos matriculados nas unidades de ensino. Foi anunciada ainda a aberta de uma ação contra o Estado, solicitando reforço policial para o município. (V.N.) (D.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS