Vacina da febre amarela passa a ser recomendada a todo o Brasil
20/03/2018 17:30 - Atualizado em 21/03/2018 15:55
Vacina contra a febre amarela
Vacina contra a febre amarela / Supcom
Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (20) que a vacina da febre amarela passa a ser recomendada para todo o Brasil. A medida foi tomada após o segundo ano de alta no número de casos da doença e com a maior proximidade do vírus nas zonas urbanas.
A ampliação irá ocorrer de forma gradual até abril de 2019, de acordo com cronograma previsto pelo governo. São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia manterão a campanha com base nas doses fracionadas.
Os estados que não estão na tabela acima já são área com recomendação permanente da vacina, ou seja: todos os seus municípios já tinham acesso à imunização.
Para atender à demanda, o ministério fechou uma parceria entre o Instituto Bio-Manguinhos/Fiocruz e o Laboratório Libbs Farmacêutica, em São Paulo. A expectativa é que o laboratório passe a fornecer as vacinas a partir do segundo semestre deste ano.
De qualquer forma, o ministério informa que serão produzidas 49 milhões de doses da vacina até o fim de 2018. A capacidade de produção do Bio-Manguinhos não será ampliada.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS