Sob lei de facções, escolas municipais permanecem fechadas
Verônica Nascimento e Daniela Abreu 22/03/2018 13:44 - Atualizado em 23/03/2018 13:34
Escolas sem aulas no Eldorado
Escolas sem aulas no Eldorado / Antonio Leudo
Mesmo com a intervenção federal na Segurança Pública do Estado do Rio, a disputa entre facções por pontos de tráfico de drogas continua mantendo refém a população de parte de Guarus, em Campos. Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura manteve a suspensão das aulas em escolas do Parque Eldorado e da Codin. Próximo das unidades, continuam, nos postes, cartazes colocados na quarta (21) e assinados por supostos integrantes da facção Amigos dos Amigos (ADA). Em meio a ameaças a pessoas (independentemente da idade) que usam ou comercializam drogas em frente às escolares, o tráfico impõe sua lei, criando uma suposta rede de proteção ao exigir respeito a professores, alunos e comerciantes da área. Aos que desrespeitarem o aviso, o alerta: “quem não abraçar o papo, o papo vai abraçar”.
Para a professora da Universidade Estdual do Norte Fluminense - Darcy Robeiro e coordenadora do Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência (Neev), Luciane Silva, essa é uma briga que o Estado não tem como controlar.
— Como tem um problema de exagero de casos de furto, por ausência de um domínio exato, por conta da prisão do Nolita, entre outras questões, é preciso reorganizar o território. Eu não acredito que a polícia possa fazer nada. Continuo achando que falta efetivo, falta viatura, falta tudo e vai novamente partir de uma reestruturação do poder do tráfico, a diminuição dos casos de violência ou não, porque o efetivo do qual Campos dispõe é insuficiente. Todo mundo já sabe que a segurança pública sofre tanto no Estado, quanto no município e o que deveria acontecer, que é o que a gente pretende organizar, é um encontro entre a sociedade civil, Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e o comando da Polícia, numa tentativa de discussão sobre a situação de Segurança Pública. É o que eu tenho falado, a necessidade de um Fórum Municipal de Segurança Pública, mas estranhamente isso é difícil de amarrar aqui em Campos. A sociedade civil tem que se envolver e a Acic não pode privatizar os meios de segurança para o comércio. Enquanto isso acontecer dificilmente se consegue segurança para a população que está nessas regiões conflagradas. A população da Pelinca pode continuar circulando — disse a professora.
Uma equipe da PM ficou baseada no Ciep do Eldorado, que estava fechado. No mesmo bairro, outra escola fechada foi a municipal Branca Pessanha. No Ciep da Codin (Terra Prometida) também não teve aula. Em nota, a Prefeitura confirmou o fechamento das unidades, alegando necessidade de proteger a integridade física de funcionários e estudantes.
A situação, provocada pela disputa de traficantes por território, teria se inflamado com a recente prisão de “Nolita”, apontado pela polícia como chefe do tráfico do Santa Rosa e áreas de ligação com o ADA. Os avisos foram colados em postes de bairros com atuação de diferentes facções. No Santa Rosa e bairros próximos, as escolas municipais, como a Eunice Ferreira da Silva, o Ciep do Santa Rosa e a Rotary II de Custodópolis, funcionaram normalmente. No entanto, nos muros de muitas delas, é possível ver pichações com siglas de facções e ameaças.
Em nota, a Prefeitura de Campos disse que, “trata-se de uma questão de segurança pública que está sendo acompanhada pelos órgãos de segurança”.
Por meio de nota, o comando do 8º BPM informou que as aulas nas escolas dos bairros do Eldorado e da Codin seguem normalmente. Ele disse ainda que, se houve suspensão, talvez essa tenha partido da direção das escolas. "O patrulhamento está reforçado nessas localidades. O comandante informa ainda que, até o momento, não recebeu qualquer comunicação oficial por parte da Prefeitura ou da Secretaria de Educação".
A equipe não obteve resposta da Prefeitura sobre o prazo da suspensão das aulas no Eldorado e Codin.

  • Escolas sem aulas no Eldorado

    Escolas sem aulas no Eldorado

  • Escolas sem aulas no Eldorado

    Escolas sem aulas no Eldorado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS