Culto e exposição no aniversário de Campos
Jhonattan Reis 27/03/2018 17:11 - Atualizado em 28/03/2018 15:47
Campos dos Goytacazes comemora, nesta quarta-feira (28), os 183 anos de sua elevação de vila à categoria de cidade. Para celebrar a data, o município fará cerimônia com hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional e da cidade a partir das 8h30. As canções serão executadas pela banda da Guarda Civil Municipal, na sede da Prefeitura. Após o hasteamento, será realizado um culto ecumênico com as presenças do prefeito, Rafael Diniz, e da vice-prefeita, Conceição Sant’Anna, além de secretários, superintendentes, servidores e demais autoridades, sendo que estarão presentes líderes de diversas religiões.
O Museu Histórico abre também nesta quarta a exposição interativa “No Trilho da História”. A história de Campos é contada através de um jogo de tabuleiro, formado a partir de perguntas e respostas envolvendo aspectos históricos e culturais do município. Visitas de alunos já estão agendadas para este dia. O Museu estará funcionando das 10h às 17h.
— Essa é uma forma didática e lúdica de ensinar a história de Campos. No jogo de tabuleiro, cada participante se torna o pino que vai percorrendo o trilho. A exposição está em uma sala ilustrada com fotos antigas de Campos e onde também simulamos o petróleo, que faz parte do ciclo econômico de Campos, após a cana-de-açúcar — explica a gerente do Museu, a historiadora Graziela Escocard.
Campos dos Goytacazes
Campos dos Goytacazes / Rodrigo Silveira
E Campos — que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), possui população de quase 500 mil habitantes, sendo a mais populosa cidade do interior fluminense e tem a maior extensão territorial do estado do Rio de Janeiro — tem história para contar. As terras dos índios goitacazes começaram a ser colonizadas pelos portugueses no ano de 1627, com a chegada dos “sete capitães”. O território pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, 50 anos depois, em 29 de maio, a vila de São Salvador dos Campos.
Em 1833, foi criada a Comarca de Campos e, dois anos depois, mais precisamente num dia 28 de março, a vila foi elevada à categoria de cidade com o nome de Campos dos Goytacazes, dando início ao progresso na região. A implantação de energia elétrica ocorreu na era de Dom Pedro II, no ano 1883. Por ter sido uma cidade de grande importância, e também por conter uma usina termoelétrica a vapor, Campos foi a primeira cidade a receber energia elétrica do Brasil e da América Latina.
A historiadora e professora Sylvia Paes lembrou da diferença entre a data de fundação e de elevação de vila à categoria de cidade.
— Há uma confusão grande entre a data de fundação, que é 29 de maio, e o dia de comemoração da elevação à categoria de cidade, 28 de março. E é formidável comemorar esta data, de 28 de março. Ela é importante porque é a lembrança de que a vila cresceu e se transformou num espaço econômico, social e político bastante atrativo para a então província do Rio de Janeiro, hoje Estado do Rio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS