"Paixão de Cristo" na próxima sexta
24/03/2018 14:45 - Atualizado em 28/03/2018 15:48
Arte, espiritualidade e solidariedade na apresentação do Auto da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, em Venda Nova, distrito de Campos, na próxima sexta-feira (30), às 19h30, ao lado da Igreja da Sagrada Família. Na ocisão, se realizará a campanha de arrecadação de alimentos que serão doados a entidades assistenciais da cidade. É uma oportunidade para refletir sobre a dor de Cristo até o calvário e a morte na cruz, mas na alegria da Ressurreição. A experiência renova esperança e, ao mesmo tempo, faz pensar no sofrimento de Cristo.
Tatiana Costa Barreto este ano vai fazer a narração do espetáculo e fala do sentimento em renovar estes momentos de dor, uma lição de amor que Cristo dá a humanidade. Um amor que passa pela humilhação, dor, sofrimento e morte.
— Para mim é uma imensa satisfação fazer parte do elenco da Paixão de Cristo em Venda Nova. É um sentimento inexplicável quando chega naquele momento em que Jesus é ofendido, humilhado e por nós morre numa cruz. Há quatro anos que vivencio tudo isso com a Igreja da Sagrada Família e com a comunidade! E a cada ano tentamos fazer o melhor para que o nome do Senhor Jesus seja glorificado, não só na semana Santa, mas eternamente — revela a jovem Tatiana.
Lara Azeredo da Silva relata a sua participação interpretando Maria Madalena e este é o terceiro ano. Mas não esconde a emoção em viver uma personagem com um grande significado. A mulher a quem Jesus perdoa. Este ano vai fazer outra personagem, a Maria, irmã de Lázaro. E observa a necessidade de meditar no verdadeiro sentido da mulher que acredita na Ressurreição antes mesmo da morte de Cristo na cruz.
— Há três anos fiz a personagem Maria Madalena, uma personagem de grande significado, aquela que Jesus perdoou quando todos queria apedrejar. Personagem de uma história de conversão, que nos momentos triste esteve junto com Maria e João no calvário, aquela que beijou os pés de Jesus mostrando a humildade — explica Lara.
Emoção e expectativas de quem participa pela primeira vez, como também para quem todo ano acompanha a apresentação. Luciana Soares Marques ressalta o trabalho dos coordenadores do espetáculo e o cuidado em fazer associar a apresentação à solidariedade. Um ato de amor ao próximo. Rever conceitos de fé, valores, nossa disposição de servir.
— Mesmo que muitos espectadores assistam e encarem de forma cultural, por sermos um país considerado cristão em sua maioria, afirmo que a morte e ressurreição do nosso salvador Jesus Cristo, vai muito além, pois é a fé de cada um dos participantes — disse Luciana.
Emoção e ao mesmo tempo uma alegria de pela primeira vez participar do espetáculo, Carlos Wagner Nunes Rodrigues fala um pouco da experiência de renovação da sua fé. Não esconde o medo, mas ao entrar no palco tudo se renova e o importante é levar a mensagem do Cristo e a importância do teatro para a evangelização.
— Fazer parte do elenco da encenação da Paixão de Cristo da Sagrada Família em Venda Mova, é um privilégio e também uma forma de evangelizar, de mostrar aos irmãos o grande ato de amor que foi o filho de Deus ao se entregar numa cruz por nós. Renovar a fé é reviver momentos de dor, de tristeza ao ver Maria abraçando seu filho sendo julgado, chicoteado e ser comparado a assassinos e ladrões e ver que em nenhum momento ele revidou — afirma Carlos Wagner.
— Fiquei muito feliz quando fui convidada para fazer a encenação pela primeira vez, no ano passado. Fui a única criança com 8 anos a participar desse teatro e ali representei todas as outras crianças da comunidade. Fiz o papel da filha de Cirineu onde ele ajuda Jesus a carregar a cruz até onde será crucificado. Esse ano irei participar de novo, se Deus quiser, junto de outros amiguinhos da catequese — completou Alicy Pereira Abreu.
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS