Guilherme Belido Escreve - Sem pandeiro ou tamborim
10/02/2018 15:52 - Atualizado em 11/02/2018 14:50
Quem resolveu cair na folia e participar da maior festa popular do mundo não teve dificuldade: escolheu um os muitos trajetos que levam à agitação e desde a noite de sexta-feira já está curtindo o carnaval.
Contudo, para quem preferiu curtir a folga de 5 dias longe do confete, buscou tranquilidade, optou por ficar em casa e não quis ver trio elétrico ou bloco nem pela televisão, mas acabou entediado neste domingo de carnaval de cidade vazia, ainda há tempo de buscar uma alternativa e fazer algo diferente sem abrir mão do sossego.
Assim, uma viagem curta pode ‘salvar’ o feriadão e espantar a ‘deprê’. Como lugares distantes estão fora de cogitação, dois roteiros podem ser considerados: 1) As montanhas capixabas, com meia dúzia de cidades bem atrativas a partir de 150 quilômetros de Campos; 2) Serra do Caparaó, MG, a 235 quilômetros, onde está o Pico da Bandeira.
Para qualquer desses destinos, saindo ainda hoje na hora do almoço, é possível chegar com folga no meio da tarde. Com mais calma, amanhã, aproveitando as estradas vazias, chegando antes do almoço para curtir o dia quase todo, a terça e 4ª de cinzas.
Apesar desses lugares não serem opção turística de carnaval, os hotéis também fazem pacote de diárias e podem estar com pouca disponibilidade. Então, é bom conferir antes.
E o mais importante: são regiões silvestres. Logo, dadas as circunstâncias, quem não está vacinado contra a febre amarela, não deve se arriscar.
Paisagem, cachoeiras, lagos, trilhas e boa comida
O roteiro mais atrativo é o da Serra Capixaba, cuja diversificação que inclui riachos, cachoeiras, fazendas, excelentes pousadas e comida caseira.
Seguindo pela BR-101, entrando por Cachoeiro de Itapemirim, seis localidades formam a Serra do Espírito Santo: Castelo, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Pedra Azul, Campinho (Domingos Martins) e Afonso Cláudio.
Cada qual com suas peculiaridades, a alternativa mais próxima (150 km de Campos) é Vargem Alta. Trata-se de um verdadeiro refúgio cercado pela mata Atlântica, com inúmeras opções em agroturismo, em especial lagos, trilhas e pomares.
Famosa pela bela arquitetura que remete aos castelos medievais, a 160 km está Castelo, de colonização italiana, que mistura tranquilidade com esportes radicais, entre eles escaladas e voo livre. É muita valorizada, ainda, pelas cachoeiras de águas cristalinas.
Pedra Azul – O lugar mais cobiçado da Serra Capixaba é Pedra Azul, a 200 km de Campos. Com a melhor rede de hoteleira (Aroso, Pousada dos Pinhos, Eco da Floresta, Pousada Pedra Azul, China Park, Lusitânia, entre outros) e vasto cardápio gastronômico, o nome tem origem numa enorme rocha que sob a incidência do sol ganha tom azulado.
Também cercada pela mata atlântica, Pedra Azul é famosa pelas grandes cachoeiras que formam inúmeras piscinas naturais e lagos. O passeio de trem é uma das principais opções para a criançada.
Venda Nova, Campinho e Afonso Cláudio – Bem pertinho de Pedra Azul (6 km) está Venda Nova do Imigrante, com importante acervo histórico formado por casas do século XIX. Com variedade de atrações no ecoturismo, vale a pena conferir a Cachoeira do Alto da Bananeira, formada por 7 quedas.
Sede do município de Domingos Martins, Campinho (221 km) possui um charmoso centro urbano formado por lojas de souvenirs, cafés e adegas. O antigo Hotel Imperador, com seus majestosos traços europeus, é uma interessante opção de visita.
Conhecida como “Cidade das Cachoeiras”, Afonso Cláudio é a mais distante, a 240 km de Campos. Com muitas cachoeiras e lagos, o principal ponto turístico é a Pedra dos Três Pontões. O município é o mais baixo da região serrana – por isso o mais quente.
Caparaó
A outra opção vai para Minas: Serra do Caparaó. Fica a 235 km de Campos, seguindo pelo caminho mais curto: Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Carangola, Alto Jequitibá e Alto Caparaó.
Além das cachoeiras Bonita e Andorinhas, abriga o Parque Nacional do Caparaó, tendo como principal atração o Pico da Bandeira.
Cercada por montanhas repletas de pés de café, o lugar tem paisagem deslumbrante. Além do conhecido Caparaó Parque Hotel, dispõe de aproximadamente 15 pousadas, uma bonita chocolateria e o arejado Estância Gourmet – prestigiado restaurante da região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS