Mapeamento irá auxiliar idosos
10/02/2018 15:35 - Atualizado em 14/02/2018 15:42
A política pública de Georreferenciamento do Idoso avança no mapeamento residencial que irá otimizar a rede de atendimento à Terceira Idade de Campos. A parceria entre a superintendência dos Direitos do Idoso e o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) auxiliará no planejamento e visualização específica da necessidade de serviços para atender cada bairro ou área da cidade.
A superintendente da pasta, Heloísa Landim, comenta que as informações quanto à localização dos assistidos estão em levantamento e, após o mapeamento e cruzamento de dados, ações voltadas a esse público poderão ser planejadas para atender às necessidades de cada localidade.
— Temos um cruzamento de dados referente à localização dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dos postos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nossa equipe técnica agora vai se debruçar para que possamos desenvolver ações em conjunto com outros órgãos de assistência, como o próprio Cras. Depois, a superintendência dos Direitos do Idoso, identificando essas regiões de concentração de idosos, vai levar às localidades a nossa ação social, como o Sábado Ativo — exemplificou Landim.
O Sábado Ativo é um projeto da superintendência dos Direitos do Idoso que foi lançado em junho de 2017. O projeto é uma ação que envolve as diversas potencialidades dos serviços prestados e incentiva a prática de exercícios físicos com aplicação de testes cognitivos, entre outras atividades.
O Cidac se reforça como importante parceiro ao oferecer a tecnologia necessária para o melhor planejamento de ações sociais voltadas a esse público. O superintendente do Centro Luiz Cláudio Vieira ressalta que a parceria irá se estender e que, ainda em fevereiro, dará início à coleta de dados dos idosos assistidos pelas Casas de Convivência, contendo também informações sobre estado de saúde e faixa etária.
— A importância desse trabalho em conjunto visa atender uma demanda maior populacional dos bairros, para que o trabalho seja direcionado de forma efetiva. O Cidac entra com a parte de tecnologia de georreferenciamento e no final deste mês iniciaremos também o sistema de integração das Casas de Convivência, com levantamento e cadastramento de todos dados dos idosos — relatou Luiz. “Vamos iniciar a produção de mapas atualizados com informações do quantitativo de idosos, por bairro, para facilitar a criação de uma rede de atendimento da Superintendência do Idoso”, detalhou o assessor especial do Cidac, Rhaniéri Siqueira. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS