Fla na final da Taça Guanabara
10/02/2018 18:27 - Atualizado em 15/02/2018 18:58
Dono da melhor campanha da fase classificatória da Taça Guanabara, o Flamengo não quis saber de regulamento e se classificou para a final ao derrotar o Botafogo por 3 a 1, ignorando a vantagem do empate. O clássico deste sábado, no estádio Raulino de Oliveira, marcou a estreia do atacante Henrique Dourado com a camisa rubro-negra. Foi ele o autor do segundo gol, depois de Éverton ter aberto o placar. Vinícius Junior fez o terceiro. Kieza fez o de honra alvinegro.
Com um início de clássico muito truncado, a primeira boa jogada só foi criada aos 12 minutos, pelo Flamengo. Éverton Ribeiro driblou o marcador pela direita e encontrou Henrique Dourado na entrada da área, mas o estreante segurou muito e perdeu a bola. Houve mais perigo aos 18, com Diego cobrando falta cruzada, na cabeça do Ceifador, que finalizou rente à trave. Mantendo o esboço de pressão, aos 19, Diego fez cruzamento rasteiro, já de dentro da área, mas houve corte para escanteio.
Mesmo precisando da vitória para se classificar, o Botafogo seguiu apático no resto do primeiro tempo e sequer conseguiu acertar uma bola no gol defendido por César. Já o Flamengo, ampliou seu domínio, embora tenha desperdiçado alguns lances promissores por erros dos laterais, que destoavam do resto do time.
Aos 24, Lucas Paquetá levantou uma bola na área e Igor Rabello quase fez gol contra, mas Jefferson salvou. No minuto seguinte, Henrique Dourado desviou pelo alto na direção de Réver, só que o árbitro pegou impedimento. Aos 27, Paquetá cobrou falta com muita categoria, buscando o ângulo, mas acertou o travessão.
Com tantas chances nas bolas paradas, a rede, enfim, balançou. Depois de outra falta cobrada por Diego, aos 35, Éverton subiu sozinho, na segunda trave, e cabeceou firme para fazer 1 a 0. E o segundo gol não saiu antes do intervalo por questão de detalhe. Aos 39, Lucas Paquetá driblou Igor Rabello e rolou para Pará, que chegou chutando de primeira e viu a bola tirar tinta da trave. Já aos 41, Éverton entrou na área pelo lado esquerdo e chutou de biquinho, com precisão, mas Jefferson salvou o Botafogo.
Mesmo vencendo e com o direito de ficar com a vaga em caso de empate, o Flamengo manteve o ritmo na segunda etapa. Logo no primeiro minuto, Lucas Paquetá tocou para Éverton, que carregou e fez a devolução. O chute foi perigoso, mas saiu por cima da barra. A torcida rubro-negra voltou a fazer festa aos três, festejando a primeira ceifada. Diego fez bom cruzamento para Paquetá, que ajeitou com carinho para o meio da área. Bem posicionado, Henrique Dourado deixou sua marca.
Se engana quem pensou que o Fla fosse tirar o pé do acelerador de imediato. Apenas três minutos depois do segundo gol, Jefferson impediu o terceiro, defendendo um chute forte de Renê. O domínio rubro-negro era tanto que a torcida logo iniciou os gritos de “olé”. Pouco antes da parada técnica, Diego recebeu cruzamento de Pará e, de frente para o gol, cabeceou pra fora.
Após o descanso, o Botafogo conseguiu descontar num lance isolado, protagonizado por dois jogadores que deixaram o banco. Renatinho puxou contra-ataque e lançou Kieza, que passou nas costas de Réver para diminuir.
Faltava pouco tempo, mas o Botafogo ganhou uma injeção de ânimo e foi para cima. Porém, esbarrou na falta de criatividade e na desorganização do sistema ofensivo. Embora tenha perdido o controle total, o Flamengo teve a melhor oportunidade dos minutos finais. Instantes depois de ter substituído Lucas Paquetá, o garoto Vinicius Junior tentou anotar o terceiro num chute cruzado, mas Jefferson segurou firme. Não fez falta.
Aos 48 do segundo tempo, Vinícius Junior marcou o terceiro para o Flamengo, fechando a partida. 
O Fla decidirá o título do primeiro turno do Campeonato Carioca contra o Boavista, que eliminou o Bangu na quinta-feira (08). O confronto está marcado para domingo (18), às 17h, provavelmente no Engenhão, com mando do time de Saquarema. O estádio ainda não foi definido oficialmente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS