Varre Sai investe no turismo religioso
09/02/2018 22:21 - Atualizado em 15/02/2018 16:12
Em sete anos de trabalho na Paróquia São Sebastião na cidade de Varre Sai, Noroeste Fluminense, Padre Rogério Cabral Caetano comemora as inúmeras obras na igreja matriz e capelas. O objetivo é incentivar as festas e atividades religiosas para promover o turismo religioso na cidade. A consagração à Nossa Senhora Aparecida levou uma multidão de católicos que continuam visitando o monumento instalado num ponto de fácil acesso. Mas as obras continuam com a construção de um novo espaço para a secretaria paroquial receber melhor os fiéis.
A Festa de São Sebastião realizada em janeiro recebeu devotos de várias partes do estado e região. A programação valorizou as atividades religiosas realizadas na matriz e movimentou a economia da cidade. A expectativa é a Semana Santa com o resgate e a preservação de práticas religiosas tradicionais com grande participação da comunidade católica. Na opinião do padre, a igreja tem de estar atenta a estas necessidades da população.
— Vamos preparar para repetir as atividades religiosas durante a Semana Santa, um período que o turismo é intensificado na cidade, movimentando as pousadas e o comércio local que tem aquecimento nas vendas, gerando novos empregos. Varre Sai é famosa por seu clima de montanha, pelos vinhos de jabuticaba e grande produtora de café. E a igreja precisa ter esse cuidado em oferecer um programa que valorize a espiritualidade, mas que seja atrativo cultural e promova a intensificação das visitas gerando renda — ressaltou.
Na cidade o trabalho do padre vem recebendo elogios dos moradores e destacam a importante contribuição a fomentar além do aumento da participação da comunidade nas missas e atividades religiosas e ao mesmo tempo esse diálogo com a sociedade. Programação será aberta na Quarta feira de Cinzas com missas todos os dias na Quaresma Eucarística, uma atividade implantada pelo Pe. Rogério Cabral Caetano e que vem atraindo um número expressivo de católicos.
— Todos os anos temos uma participação nas missas, mas o ponto alto é a Semana Santa com procissões realizadas ao longo da semana. E implantamos tradições populares que além da beleza mostram a piedade para esse período, em que a igreja celebra os passos da paixão de Cristo. Investimos para resgatar e preservar essas expressões religiosas que foram esquecidas e que representam a cultura da cidade, de forte tradição católica — revela Pe. Rogério.
O Projeto começou logo na chegada à cidade e o desafio era a conclusão das obras do antigo seminário, atualmente uma moderna Casa de Retiros, onde se realizam conferências e encontros religiosos e culturais. Mas as obras foram ampliadas a outras igrejas, incluindo a Igreja Santa Filomena, declarada co-padroeira da cidade, com uma festa que é tradição.
Resgatar a igreja foi difícil, mas o padre teve êxito na missão. Logo assumiu a missão de restauração do prédio com a construção de toda estrutura moderna para a realização das festas e eventos religiosos com o cuidado para manter o patrimônio. Igrejas na área rural passaram por restauração com o cuidado para a preservação do patrimônio em sua construção original.
— Lutamos, mas conseguimos com o apoio da sociedade que nos ajudou com a realização de eventos beneficentes, festivais de prêmios e venda de salgados, almoços. Não foi fácil, mas com a minha fé e as orações nada é impossível a quem acredita. E hoje estamos com grandes projetos que em breve vamos começar. E a nossa comunidade nunca deixa de dar a sua contribuição — completou Padre Rogério, que se sente sempre amparado pela comunidade de Varre Sai. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS