Uenf suspende greve após seis meses de paralisação
Jane Ribeiro 07/02/2018 16:53 - Atualizado em 09/02/2018 14:50
Fim da greve foi decidido em assembleia
Fim da greve foi decidido em assembleia / Antônio Leudo
Após seis meses, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) suspendeu a greve e entrou em estado de greve. A decisão foi tomada em assembleia dos docentes da instituição, na tarde desta quarta-feira (7), com 116 votos a favor, dois contra e uma abstenção. A proposta é retornar as salas de aula, mas com uma retirada de uma agenda de mobilização em defesa da universidade. A grande preocupação dos professores é retornar as aulas sem segurança no campus, o que foi garantida pela reitoria.
Os docentes estavam com as atividades paralisadas desde agosto de 2017 e, com isso, muitos alunos desistiram de concluir os cursos. O Comando de Greve da Associação de Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Aduenf) reconhece que não há uma normalidade dentro do campus devido à falta de estrutura, mas o retorno das atividades é necessária.
— Reconhecermos que não há uma normalidade na universidade até que se regularizem os pagamentos de custeio e que estaremos atentos podendo a qualquer momento nos mobilizar para uma nova greve. Sabemos que falta ainda muito para a universidade voltar a funcionar normalmente. A maior preocupação nossa é quanto a segurança no período noturno. Esse é um recuo estratégico acompanhando a Uerj e a Faetec, que também estão em estado de greve. A Uenf não está isolada no Norte Fluminense, estamos em contato permanente com as outras instituições — informou a presidente da Aduenf, Luciene Silva.
  • Fim da greve foi decidido em assembleia

    Fim da greve foi decidido em assembleia

  • Fim da greve foi decidido em assembleia

    Fim da greve foi decidido em assembleia

  • Fim da greve foi decidido em assembleia

    Fim da greve foi decidido em assembleia

O retorno dos professores a sala de aula depende agora do calendário acadêmico. O reitor da universidade, Luís Passioni, informou que hoje a Câmara de Graduação se reúne para elaborar o calendário. O reitor garante que o retorno dos alunos e professores será feito com segurança.
—A Câmara de Graduação se reúne amanhã (quinta-feira) para elaborar o calendário e na próxima semana no retorno do carnaval vai haver uma sessão extraordinária do Colegiado Acadêmico (Colac), que definira a data específica. Esse assunto deve ser discutido também no Conselho Universitário, de modos que devemos retornar por definitivo a partir do dia 26 de fevereiro ou no início de março. Quanto a segurança existe um edital que chegou a ser publicado no Diário Oficial, mas recebemos orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para realizar pequenas alterações e já foi feito e ainda neste mês o pregão deverá ser realizado. Fora isso, temos a colaboração da PM e da Guarda Municipal. Sabemos que não substitui a vigilância patrimonial da Uenf, porque não é 24 horas, mas tem nos atendidos bem. O que está impedindo alguns tramite de funcionamento é o duodécimo aprovado no ano passado que ainda não recebemos o repasse de janeiro — definiu o reitor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS