Instituições de ensino dão início ao ano letivo em Campos
Matheus Berriel 05/02/2018 14:19 - Atualizado em 07/02/2018 13:44
Teve início, nesta segunda-feira (5), o ano letivo da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro e de algumas escolas particulares de Campos, como no caso do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa). Nas escolas municipais de Campos, o ano letivo começou desde a última quinta-feira (01), mas o prefeito Rafael Diniz fez a abertura oficial nesta manhã, em evento no Teatro Municipal Trianon.
Volta às aulas em Campos
Volta às aulas em Campos / Paulo Pinheiro
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), cerca de 460 mil alunos renovaram as matrículas para o ano letivo de 2018. Houve divisão em duas etapas no período de matrículas, com cerca de 227 mil inscrições na primeira etapa e 98.443 novos alunos na segunda. Em nota, a assessoria da comunicação da Seeduc-RJ informou que o período de matrículas ainda está em andamento e, por isso, ainda não há o quantitativo final de alunos. "De acordo com o último Censo, a Seeduc atendeu no município de Campos dos Goytacazes cerca de 26 mil alunos em 48 unidades escolares de ensino regular", diz a nota.
Nesta segunda-feira, a movimentação foi grande no primeiro dia de aulas de 2018 no Liceu de Humanidades de Campos, unidade de ensino mais tradicional da rede estadual no município. "Eu espero que seja um ano letivo bom. A expectativa está a mil para ver como vai ser essa nova experiência, essa nova fase. Aproveitei bastante as férias, fiquei mais reunida com a minha família, que é o que eu costumo fazer, e agora estou aqui focando nos estudos", comentou a estudante Bruna Araújo, de 17 anos, que começou a cursar o primeiro ano do Ensino Médio.
Depois da contagem regressiva divulgada nas redes sociais, o Censa também recebeu seus alunos. "A família do Auxiliadora deseja as boas-vindas e um feliz retorno a todos os seus alunos, pais, professores e equipe", diz publicação divulgada na página da instituição de ensino particular no facebook. A reportagem da Folha da Manhã solicitou ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro informações sobre as demais escolas particulares de Campos, mas ainda não obteve retorno.
  • Volta às aulas em Campos

    Volta às aulas em Campos

  • Volta às aulas em Campos

    Volta às aulas em Campos

  • Volta às aulas em Campos

    Volta às aulas em Campos

  • Volta às aulas em Campos

    Volta às aulas em Campos

Educadores da rede pública municipal estiveram reunidos no Trianon, onde o prefeito Rafael Diniz festejou conquistas da secretaria Educação, Cultura e Esportes (Smece). Entre as ações realizadas em 2017, foram destacadas: a autonomia financeira conquistada pela Smece através de adesões e parcerias; a economia de cerca de R$ 20 milhões com a reorganização do sistema de matrículas e gerência escolar, livros fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Educação (MEC), utilização dos alimentos oriundos da Agricultura Familiar na merenda dos alunos, dentre outros; convênios com universidades; capacitações; criação da Olimpíada Municipal de Matemática; criação da Escola de Prática Artística (EPA!); retomada do Programa Saúde na Escola (PSE); realização do Concurso de remoção para professores; e reforma de oito unidades escolares.
Para 2018, Rafael Diniz e o secretário de Educação, Brand Arenarim, traçaram objetivos como: a reabertura dos laboratórios de Ciências e Informática; a reforma de mais 14 unidades; e a concretização da parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), através da qual os estudantes de Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão fazer cursos profissionalizantes no IFF.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS