Final do Festival de Poesia no Farol
Jhonattan Reis - Atualizado em 02/02/2018 19:07
O final do Festival de Poesia do IFFluminense-Verão 2018, realizado em parceria com a Prefeitura de Campos — como mais uma alternativa para viabilizar a programação do Verão —, acontece neste domingo (4), na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, em Farol de São Thomé, litoral da cidade. Será realizado a partir das 9h e contará com apresentações de 27 poesias. A biblioteca está localizada na avenida Atlântica, sem número.
Festival de Poesia em Farol
Festival de Poesia em Farol / Reprodução - Facebook
De acordo com a assessoria de Comunicação do IFF, a programação deste domingo na Biblioteca Municipal do Farol contará com leituras dramatizadas de poesias, apresentações culturais e de dança, além de sorteio de prêmios entre os poetas e poetizas e o público presente, fornecidos pelos apoiadores culturais do evento, que é realizado por meio de uma parceria entre os projetos culturais Teia Cultural, da Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade do IFF, e Festival de Poesia do IFFluminense — campus Campos Guarus —, que visam desenvolver ações artístico-culturais no âmbito da literatura, teatro e da música.
O coordenador do Projeto Teia Cultural, Jonas Defante, explicou que, no total, foram 27 poesias inscritas, de 10 autores, sendo todas selecionadas para apresentação neste domingo.
As poesias selecionadas foram as seguintes: “Agricultor”, “Farol” e “Sou Artista”, de Lucas Campista Ricardo; “A Insônia”, “Con-forme” e “Despedida sem Lágrimas”, de Kátia Macabu de Sousa Soares; “Aguado” e Inválido”, de Otávio Barreto Pessanha; “Amor Solitário”, “Mãe” e “Na Rua”, de Pollyanna de Souza Carvalho; “Arreda” e “Riminha de Quase Amor”, de Paula Linhares Abílio; “Artigo 1º”, “Madrugada Interior” e “Tablado de Chão”, de Ronaldo Henrique Barbosa Júnior; “De: Português” e “Pessimismo Lírico”, de Lorena Rangel Lourenço; “Deusa de Mim”, “Louca Noite de Solidão” e “O Pôr do Sol”, de Robson de Lima Braga; “Mísero ser”, “O que o mundo fez” e Sonhador”, de Débora dos Reis Fuentes; “Mulher”, “Obrigado Professor” e “Salve o Planeta”, de Maria Lúcia Monteiro Xavier.
— As inscrições ficaram abertas entre os dias 2 e 21 de janeiro. Nesse tempo, 10 poetas se submeteram, sendo que cada um inscreveu duas ou três poesias. Das 27 inscritas, a banca avaliou e selecionou todas. O principal critério para seleção era não ter plágio. Tivemos inscrições tanto presenciais quanto por e-mail — comentou Jonas.
Festival de Poesia em Farol
Festival de Poesia em Farol / Reprodução - Facebook
O coordenador do Projeto Teia Cultural contou que as expectativas para o evento de deste domingo são boas.
— Além dos autores das poesias e da nossa comissão organizadora, esperamos receber cerca de 50 pessoas na biblioteca neste domingo. É um espaço limitado, mas o evento está muito bem organizado e será um ótimo festival, sendo que ainda contaremos com apresentações musicais, com o cantor Júlio Motta e um grupo da escola de samba Madureira do Turfe, de dança, com um casal de dançarinos da escola Ronaldo Vasconcelos e dramatização das poesias.
Jonas explicou que não haverá premiação neste domingo, por não se tratar de um festival competitivo. No entanto, serão sorteados vários brindes entre os presentes na biblioteca.
— São brindes de nossos apoiadores. Entre eles, há bolsa de 100% para curso de inglês, bolsas de 70% para curso de artes, bolsa de 100% para curso preparatório pro Enem e bolsa de 100% para curso preparatório para o IFF. Além disso, os presentes também poderão ganhar kits de livro da editora Essentia, do IFF.
O objetivo do festival, ainda de acordo com Jonas Defante, é estimular, neste período de férias e verão, a leitura, produção textual e a criatividade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS