Funasa envia verba à quilombolas
06/02/2018 20:08 - Atualizado em 07/02/2018 14:03
O prefeito Rafael Diniz, ao lado do vereador Abu, recebeu, na tarde desta terça-feira, lideranças quilombolas, que anunciaram a liberação de mais de R$ 1,4 milhão da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para investimento em programa de saneamento. A verba será aplicada em projeto de tratamento de água nas comunidades de Conceição do Imbé, Aleluia, Batatal e Cambucá, beneficiando 352 famílias, mais de mil pessoas.
— Em setembro do ano passado, identificamos um programa da Funasa nesta área que poderia beneficiar as comunidades e procuramos o prefeito Rafael Diniz, uma vez que o convênio teria que se dar entre os governos Federal e Municipal. O prefeito foi bastante solícito, colocou técnicos à nossa disposição para formularmos o projeto e, em pouco tempo, havíamos encaminhado a documentação. Recentemente, tivemos o projeto aprovado e agora viemos dar ciência ao prefeito — afirmou Lucimara Muniz, coordenadora Nacional de Comunidades Quilombolas e presidente do Instituto de Desenvolvimento Afro do Norte e Noroeste Fluminense (Idannf).
Rafael Diniz comemorou a liberação da verba federal, pela conquista e organização das Comunidades Quilombolas em busca do acesso às políticas para o segmento, e ressaltou a importância da mobilização das comunidades.
— Nós, enquanto autoridades, estamos aqui para respaldar, mas são vocês os verdadeiros agentes dessa conquista, com articulação e mobilização. Vocês dão um excelente exemplo de que não se deve apenas ficar esperando pelo poder público, mas também arregaçar as mangas e ir atrás da realização do sonho — destacou.
Participaram ainda da reunião o presidente da Associação das Comunidades Quilombola Aleluia, Batatal e Cambucá, Paulo Honorato; o presidente da Associação Quilombola Conceição do Imbé, Edson Rocha, demais lideranças quilombolas, como Josiele Rocha, Mara Souza e Luciana Muniz, além do vice-presidente da Empresa Municipal de Habitação (EMHAB), Victor Montalvão, e o assessor de gabinete Frederico Monteiro. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS