Loja consegue liminar e abre portas domingo
Joseli Matias 05/02/2018 20:23 - Atualizado em 09/02/2018 15:09
Apesar do acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo) e o Sindicato dos Empregados no Comércio para o não funcionamento de supermercados em Campos aos domingos, o Walmart e o Hortifruti abriram as portas no dia 4 e geraram reação. Representantes dos dois sindicatos se reuniram nesta segunda-feira para afinar as medidas que serão tomadas.
De acordo com o presidente do Sindivarejo, Roberto Viana dos Santos, o Walmart conseguiu no final da tarde sexta-feira uma liminar que permitiu a abertura da loja, mas o Sindicato dos Empregados no Comércio já está se preparando para tentar derrubar a decisão.
— Discutimos os próximos passos jurídicos para conseguirmos reverter essa decisão. Fizemos uma reunião bem demorada, exatamente para trocar informações e fazer uma coisa bem embasada, sem correria, para não cometermos outros erros e não deixarmos ninguém mais fazer isso — ressaltou Roberto.
Ele afirmou que o Walmart não enviou representante para participar da assembleia que definiu o acordo e depois não aceitou o resultado da reunião, apesar de a maioria ter optado pelo fechamento das lojas aos domingos. “A decisão judicial nos pegou de surpresa e a atitude desagradou a categoria”.
Roberto explicou, ainda, que no caso do Hortifruti, o acordo não deixava claro sobre esse tipo de comércio, mas que um aditivo já foi feito para enquadrar a loja, que será notificada nesta terça-feira. 
Supermercados, inclusive em shoppings, além dos hortifrutis em Campos não funcionarão mais aos domingos, em cumprimento a um aditivo à Convenção do Trabalho firmado entre os dois sindicatos. A medida vai se estender por quatro meses, e depois poderá ser prorrogado ou suspenso.
Roberto Viana afirma que a medida foi tomada diante da crise financeira que o setor enfrenta, além dos altos custos tributários. Ele acrescentou que os supermercados vão funcionar de segunda-feira a sábado no horário das 7h às 22h, e que o fechamento aos domingos é experimental.
— Essa decisão foi validada por assembleia realizada pelo Sindicato dos Empregados, que legitimamente, após votação secreta junto à categoria dos comerciários, aprovou a decisão do fechamento. Votaram favoravelmente 93% dos associados — disse.
Em uma carta aberta divulgada por sua entidade, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista disse que o setor está “asfixiado” e fechar aos domingos visa preservar os postos de trabalho.
A Folha da Manhã entrou em contato com as assessorias de imprensa do Walmart e Hortifruti, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS