Acúmulo de lixo gera protesto no Parque Aurora
Jéssica Felipe 11/12/2017 16:24 - Atualizado em 14/12/2017 13:42
  • Lixo no Parque Aurora gerou protesto

    Lixo no Parque Aurora gerou protesto

  • Lixo no Parque Aurora gerou protesto

    Lixo no Parque Aurora gerou protesto

Entulhos acumulados por diversos pontos de Campos geraram queixas de diversos moradores, inclusive um protesto contra o acúmulo de lixo chegou a ser feito no Parque Aurora, na tarde desta segunda-feira. Além disso, pessoas também foram flagradas no momento em que jogavam sujeira em via pública. Os principais pontos com entulhos foram localizados na rua Deputado Nelson Martins, no Parque Califórnia; na Travessa Olímpio Pereira Nunes entre o Parque Salo Brand e o Flamboyant; no final da rua G, no Alphaville; e na avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Aurora.
Acúmulo de lixo no Pq. Califórnia
Acúmulo de lixo no Pq. Califórnia / Rodrigo Silveira
A manifestação no Parque Aurora foi realizada na tarde desta segunda, quando moradores atearam fogo em pneus e galhos e bloquearam a avenida Nossa Senhora do Carmo para chamar atenção dos responsáveis pela limpeza pública. Os manifestantes reclamaram do acúmulo de lixo em um terreno e disseram que o problema persiste há três anos. “Fazem a limpeza, mas em pouco tempo volta tudo a ficar entulhado de lixo de novo”, disse um morador.
Enquanto isso, no Parque Califórnia, o entulho de lixo já toma metade da rua Deputado Nelson Martins. Segundo o comerciante Daivison Marcos, não há limpeza pública no local por cerca de trinta dias. O morador afirma que os entulhos são jogados por “carroceiros”. “Já fizemos reclamação, chamamos a imprensa, mas não adianta nada”, disse.
No Flamboyant, a equipe de reportagem flagrou um veículo estacionado prestes a descarregar lixo em um terreno na Travessa Olímpio Pereira Nunes. Tal situação só não ocorreu porque dois moradores, que estavam próximos ao terreno, informaram a chegada da imprensa. No terreno existe várias faixas escritas “proibido jogar lixo”, em nome da secretaria de Posturas. O aviso também inclui a lei municipal 8.061, informativo de multa, e um contato telefônico para denúncias. Apesar do aviso, os moradores afirmaram que não há fiscalização para o comportamento. A principal reclamação, assim como no Parque Califórnia, diz respeito a “carroceiros”.
Salvador Flor, de 82 anos, morador do Flamboyant, disse que já foi “carroceiro”, mas nunca teve tal comportamento. “A gente tem que saber onde colocar os lixos, entulhos. Não é sair jogando em qualquer lugar não”, disse ao acrescentar que o informativo foi fixado no local há cerca de vinte dias, mas não é cumprido por não ter fiscalização. Ainda na mesma travessa, um trecho extenso próximo a um posto também estava tomado pelo lixo.
Poucos minutos depois, em outro terreno do mesmo bairro, uma S10 repetiu a cena anterior e, sem perceber o flagrante, um homem desceu do carro, subiu na caçamba e descarregou uma grande quantidade de lixo.
  • Protesto de moradores no Parque Aurora

    Protesto de moradores no Parque Aurora

  • Protesto de moradores no Parque Aurora

    Protesto de moradores no Parque Aurora

  • Moradores denunciam acúmulo de lixo

    Moradores denunciam acúmulo de lixo

Em nota, a superintendência de Limpeza Pública informou que a responsabilidade pela retirada do entulho é de quem o gera e que encaminhará equipe para vistoria e providências necessárias nos locais: “A destinação para este tipo de resíduo deve ser o Ponto de Entrega Voluntária de Entulho (Peve) mais próximo. Em casos de flagrante no descarte inadequado de resíduos, a população deve entrar em contato com a superintendência de Postura, através do telefone (22) 98168 3645, ou com a Superintendência de Limpeza Pública, através do telefone (22) 98175-1882, que irá ao local para analisar a responsabilidade e tomar as devidas providências, como a notificação do responsável por gerar o entulho em via pública, caso seja identificado. A Empresa Municipal de Habitação também vai encaminhar equipe ao local para nova avaliação”.
A Prefeitura comunicou ainda que o artigo 41 da lei 8.232/2011, que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos, coíbe tal prática de jogar lixo na rua ou terrenos baldios e prevê multas mínimas que podem variar de R$ 50 a R$ 1.250, além de obrigar os responsáveis a remover os resíduos ou rejeitos num prazo máximo de 12 horas, após notificação.
Em relação ao lixo doméstico, a Prefeitura orienta que ele deve ser devidamente ensacado e a superintendência de Limpeza Pública orienta que seja colocado, na calçada, uma hora antes da passagem do caminhão de lixo. A coleta é feita todos os dias, no Centro. Na margem direita do Rio Paraíba do Sul, as segundas, quartas e sextas-feiras. E na margem esquerda, terça, quinta e sábado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS