Câmara de SJB vota aumento do IPTU nesta quarta
12/12/2017 21:30 - Atualizado em 12/12/2017 22:30
Está prevista para esta quarta-feira (13), na Câmara de São João da Barra, a votação de um projeto de lei que vai alterar o valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Há três anos, em dezembro de 2014, na gestão do ex-prefeito Neco (PMDB), a Casa reprovou, por unanimidade, o projeto que tinha por objetivo instituir a nova planta genérica do município. À época, chegou a circular na cidade a informação de que o aumento seria de mais de 500% no imposto em algumas localidades e em outras poderia chegar a 1000%. Neste ano, já na gestão Carla Machado (PP), existia a expectativa de a votação ocorrer desde o mês passado. Os valores também são considerados “salgados”. Chegou a ser discutido entre os vereadores um escalonamento, mas o percentual ainda não foi divulgado.
Dos nove vereadores que atuavam na legislatura anterior e reprovaram o aumento — coincidentemente na mesma época em que Campos reajustava o imposto — sete continuam com mandato: Aluizio Siqueira (PP), Alex Firme (PP), Elísio Rodrigues (PDT) Eziel Pedro (PMDB), Franquis Areas (PR), Ronaldo Gomes (Pros) e Sônia Pereira (PT). Em 2014, a matéria teve parecer contrário das Comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento. Em conjunto, os vereadores indicaram o recadastramento imobiliário para correção de possíveis distorções, como explicou o então presidente da Casa, que continua o mesmo, Aluizio Siqueira.
Também terão direito a voto na sessão desta quarta os vereadores Gersinho (SD) e Caputi (POD).
A revisão da planta genérica do município não acontece desde 1978. O aumento, alguns parlamentares garantem, será inevitável. Já qual será o percentual, só na sessão para conferir!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]