Multivacinação termina nesta sexta-feira no país
22/09/2017 11:01 - Atualizado em 22/09/2017 16:00
Em campos 50 salas foram disponíveis
Em campos 50 salas foram disponíveis / Supcom
Termina nesta sexta-feira (22), em Campos e em todo o país, a campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A campanha teve início no dia 11 e no último sábado (16), aconteceu o Dia D em 50 salas de vacina do município e também com atendimento centralizado no Jardim São Benedito.
A multivacinação é uma estratégia que a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) vem adotando desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
— Somente na primeira semana da campanha, cerca de 9 mil crianças e adolescentes com menos de um ano de idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias foram imunizadas. Este é o público-alvo da campanha — ressaltou a diretora da Epidemiologia da secretaria municipal de Saúde, Roberta Lastorina.
As salas de vacinação atenderam durante a semana das 9h às 16h e atenderá hoje, dentro do mesmo horário. Para imunização é imprescindível que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacina da criança.
A equipe da Vigilância em Saúde está aproveitando a campanha da multivacinação para imunizar toda população contra a febre amarela, exceto os casos que entram no grupo de restrições.
O objetivo geral da campanha é resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta do público-alvo, de acordo com o calendário nacional de vacinação.
Ministério da Saúde - Neste ano em especial, o SUS trouxe importantes alterações no Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é otimizar a cobertura vacinal no país e ampliar grupos e faixas etárias com o intuito de deixar uma maior parcela da população mais protegida. Entre as novidades, estão a entrada de vacinas como a HPV, meningocócica C, tríplice viral e varicela, além da hepatite A. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS