Campos de volta ao Mapa do Turismo Brasileiro
20/09/2017 18:59 - Atualizado em 22/09/2017 16:34
Campos dos Goytacazes
Campos dos Goytacazes / Supcom
O maior município da região Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, voltou a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro. O anúncio foi feito pelo diretor do Departamento de Turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Júnior Lucena, após publicação da Portaria pelo Ministério do Turismo, no Diário Oficial da União, no dia 15 de setembro. Último registro de Campos foi no Mapa de 2013.
Lucena destacou que, a partir de agora, todos os eventos realizados em Campos terão maior visibilidade, em mídias do Governo do Estado e do Governo Federal, e o município poderá buscar recursos federais para investir no desenvolvimento do setor. O último mapa do turismo foi feito em 2013, de acordo com o Ministério.
— Qualquer verba federal que a gente venha pleitear, e já estamos fazendo isso, só será liberada se o município de Campos estiver inserido no Mapa. Agora, de forma muito responsável e transparente, estamos colocando Campos novamente onde merece, e assim iremos fazer com que vários projetos de infraestrutura, estradas de acesso a locais turísticos, bem como sinalização, sejam contemplados. É uma conquista do governo Rafael Diniz e que irá abrir muitas portas para o turismo — destaca Lucena, que também é presidente do Conselho Municipal de Turismo.
Primeira cidade da América Latina a ter luz elétrica, Campos possui belezas naturais como Lagoa de Cima, APA do Morro do Itaoca, Imbé e prédios históricos, como o Solar do Barão da Lagoa Dourada, Solar Visconde de Araruama, Palácio Nilo Peçanha, entre outros.
Neste ano, em abril, a Prefeitura apoiou a audiência pública, na Câmara Municipal, promovida pela Comissão de Turismo da Alerj sob o tema “Legislativo Estadual em prol do desenvolvimento do Turismo”. Na ocasião, o prefeito Rafael Diniz lamentou o fato de o município não estar no mapa e declarou: “Campos tem um grande potencial turístico que pode e deve ser aproveitado, de forma responsável, como fonte de economia para gerar emprego e renda. É uma das alternativas para além dos royalties, e nesse momento de crise temos que ser criativos”.
Em maio, foi realizado o 1º Seminário Empresarial de Turismo de Campos, quando foram debatidos o planejamento e comercialização do destino turístico e também apresentado o diagnóstico sobre o potencial turístico local. De acordo com o último levantamento, feito nos anos de 2012 e 2013, Campos tem: 47 pontos de hospedagem, cerca de 3,5 mil leitos e 270 pontos ligados à gastronomia, com cerca de 18 mil locais sentados. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS