Trabalhos avançam nas CPIs
Aldir Sales 22/09/2017 00:00 - Atualizado em 23/09/2017 12:24
Os trabalhos das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que investigam contratos da Prefeitura na última gestão continuam avançando. O assunto voltou à cena na sessão da Câmara dessa quarta-feira (21), que foi marcada pela discussão entre situação e oposição sobre a instalação de mais uma CPI. O vereador Thiago Virgílio (PTC) quer investigar a situação da Saúde no município, mas foi rebatido pelo líder do governo, Fred Machado (PPS), que lembrou das manobras adotadas na última legislatura para barrar as CPIs do grupo de oposição à então prefeita Rosinha Garotinho para apurar o mesmo assunto no governo passado e disse que, de acordo com o regimento interno da Casa, não pode haver mais de duas Comissões em andamento.
Atualmente, o Legislativo campista trabalha com as CPIs das Rosas e da Lava Jato, que investigam os contratos da Prefeitura com a Emec, para manutenção de jardins, e com a Odebrecht, para a construção das casas populares do Morar Feliz. Nesta última, o município fechou um contrato com a empreiteira no valor de R$ 1 bilhão. Porém, os ex-executivos da empresa afirmaram, em delação premiada, o repasse de dinheiro ilegal a Rosinha e ao ex-governador Anthony Garotinho.
Pelo regimento interno da Casa, as informações sobre o andamento dos trabalhos não podem ser divulgadas. Porém, a informação é de que os membros da CPI da Lava Jato estão realizando visitas a obras realizadas pelo município nos últimos anos. Os documentos levantados até o momento também estão sendo analisados pelos parlamentares e as reuniões periódicas continuam acontecendo.
Já os membros da CPI das Rosas, que tem Fred Machado como presidente, decidiram convocar o diretor do setor de licitações da Prefeitura no último governo para explicar para os vereadores como foi realizado o contrato. Os parlamentares esperam obter informações para saber se a licitação vencida pela Emec transcorreu dentro da legalidade.
Algumas diligências sigilosas também foram determinadas e divididas entre os integrantes da CPI. Além do diretor do setor de licitações, a Comissão definiu que iriam convocar ex-secretários do governo Rosinha Garotinho, mas os nomes não foram divulgados. Porém, a primeira pessoa a ser chamada foi o atual secretário de Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, que esclareceu a atual situação da Prefeitura.
Entre 2011 e 2016, os contratos firmados entre Prefeitura de Campos e Emec tiveram valor total de R$ 76.150.706,73, para manutenção civil e paisagística de canteiros, parques, praças, jardins e afins.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS