Remédios vencidos em prédio anexo ao Manoel Carola
21/09/2017 19:07 - Atualizado em 25/09/2017 15:55
Medicamentos vencidos encontrados em SFI
Medicamentos vencidos encontrados em SFI / Ascom SFI
A atual gestão da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana informou nesta quinta-feira (21) que uma grande quantidade de medicamentos vencidos, com datas de validade variando entre 2013 e 2016, durante a gestão do prefeito Pedrinho Cherene, foi encontrada no banheiro desativado de um prédio anexo ao Hospital Municipal Manoel Carola, na localidade de Ponto de Cacimbas, em São Francisco. Segundo o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, a descoberta ocorreu durante as reformas realizadas no local. A informação foi contestada pelo ex-secretário de Saúde de SFI Jaime Tinoco, que atuou na gestão de Pedrinho até novembro de 2016. Ele disse desconhecer qualquer tipo de medicamento vencido.
Segundo o atual secretário, a descoberta aconteceu por acaso. “Estamos realizando obras e a descoberta ocorreu por acaso. Ao investigar a infiltração no meu gabinete, um operário necessitou ter acesso ao banheiro de uma sala de reuniões, que estava trancado, já que não era usado. Depois de arrombar o cadeado para realizar o reparo, os medicamentos foram encontrados”, revelou.
A farmacêutica Juliana Gatti, do Departamento de Assistência Farmacêutica, realizou uma conferência, elaborando um relatório com os números dos lotes e data de validade do material.
— Vamos encaminhar os medicamentos para a Vigilância Sanitária, acionar o Ministério Público e a Procuradoria-Geral do Município, a fim de tomar as medidas cabíveis. A prefeita Francimara Barbosa Lemos já determinou a abertura de uma sindicância administrativa para apurar as responsabilidades — explicou o secretário Sebastião Campista.
A diretora do departamento de Vigilância Sanitária, Karina Abdu, revelou que inicialmente o material não poderá ser descartado. “Vamos lacrar e preservar os medicamentos, deixando-os longe da população. Enquanto o processo estiver em andamento no MP, o material precisa ficar à disposição do órgão, caso seja necessária uma perícia ou qualquer outro tipo de análise a ser realizada. Somente depois poderá haver a incineração dos remédios”, revelou.
A farmacêutica Aureliana Melo Caetano Denes mencionou alguns materiais encontrados. “Observamos que a grande maioria dos medicamentos é composta por antibióticos, que servem para combater infecções. Existem ainda remédios injetáveis, alguns que podem custar até R$ 1 mil, e ainda alguns importados”, ressaltou Aureliana.
De acordo com o ex-secretário Jaime Tinoco, durante sua gestão, nenhuma irregularidade referente a medicamentos foi encontrada em nenhuma auditoria realizada por órgãos de saúde. “Desconheço a existência de medicamentos vencidos e acho improvável essa descoberta. Tínhamos controle de todo o estoque e chegamos a receber supervisão do ministério da Saúde, secretaria de Estado de Saúde, e as auditorias nunca encontraram nada”, declarou. (A.N.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS