FDP! mobiliza a cidade
Jhonattan Reis 21/09/2017 11:51 - Atualizado em 22/09/2017 16:06
Abertura do FDP!
Abertura do FDP! / Rodrigo Silveira
A segunda edição do Festival Doces Palavras (FDP!) começou nessa quarta-feira (20), em Campos. A abertura oficial aconteceu pouco depois das 20h, no Palco Lamparão — coreto principal da Praça Barão do Rio Branco (Jardim do Liceu) —, contando com a presença do prefeito Rafael Diniz e de representantes das instituições envolvidas. O FDP! acontece até domingo (24) e terá atividades no Liceu de Humanidades de Campos, Jardim do Liceu, Casa de Cultura Villa Maria, Câmara Municipal e Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle). O objetivo do festival é unir duas tradições campistas: literatura e produção de doces. Como parte da abertura, houve apresentação do coral infantil da Escola Municipal Marlo Barroso.
Durante a abertura oficial, Rafael Diniz falou sobre a importância do investimento em cultura.
— Investir em cultura é investir em saúde, em educação, pois cultura é importante para o desenvolvimento das pessoas, é tão importante quanto investir no desenvolvimento econômico — disse Rafael, que também comentou: — Coloco aqui o meu desejo de que tudo vai acontecer, apesar das dificuldades. Todos disseram que não teria Carnaval, Festa do Santíssimo Salvador e FDP!, mas os dois primeiros foram feitos e o terceiro está acontecendo. A situação financeira do município não é fácil, mas juntos a gente está enfrentando as dificuldades.
Abertura do FDP!
Abertura do FDP! / Rodrigo Silveira
O FDP! é organizado por várias entidades, entre elas Associação de Imprensa Campista (AIC), Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Associação das Doceiras de Campos e Academia Campista de Letras (ACL).
O presidente da AIC, Vitor Menezes, destacou o desejo da manutenção do FDP!.
— Que a gente consiga manter este festival por muitos e muitos anos. O FDP! é único. É, ainda, um evento que une duas tradições fortes da cidade, sendo que ninguém faz doces melhor do que Campos — relatou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Marcão Gomes afirmou:
— Está tramitando um projeto para tornar o FDP! parte do calendário oficial do município. Gostaria de parabenizar Rafael Diniz pela coragem. Apesar de o município estar enfrentando muitas dificuldades, ele não mede esforços para fazer inclusão social em todas as áreas.
Para a presidente da FCJOL, Cristina Lima, união é importante. “Queria agradecer a todos. Acredito no trabalho em equipe e esta equipe funcionou e funciona muito bem”, relatou.
Já o presidente da ACL, Hélio Coelho, comentou sobre a importância de o festival unir literatura e produção de doces. “Ao lado dessa doçura maravilhosa, há debates, palestras e várias outras atividades”, concluiu.
A programação do 2º FDP! continua hoje (21). No Espaço Judith Grossmann (Emugle), as atividades começam às 10h, com o debate “Campos e as muitas cidades de Judith Grossmann”, com João Vicente Alvarenga e Carolina Cássica, tendo a moderação de Ocinei Trindade. No mesmo espaço, às 14h, o tema “sincretismo alimentar: apropriações e ressignificações na produção do doce na cultura afrodescendente” será abordado por Raquel Fernandes e Darlene Monteiro, com moderação de Clareth Reis. Às 16h, Nickolas Abreu irá moderar debate sobre o tema “novíssima literatura campista”, com os debatedores Tamara Smiderle e Jéssica Sanz. Já às 18h, Edinalda Almeida e Carol Poesia, com moderação de Maurício Xexéo, debatem sobre “o rotacismo entre o registro formal e o preconceito linguístico”.
Abertura do FDP!
Abertura do FDP! / Rodrigo Silveira
No Espaço do Escritor Antônio Roberto Fernandes, haverá lançamentos dos seguintes livros: “O Natal da Vovó Catarina”, de Edda Maria Peixoto Barreto, às 16h; “Capeuzinho Vermelho: de Perrault ao Ciberespaço, de Ingrid Ribeiro da Gama e Arlete Parrilha Sendra, às 18h; “A Construção do Poema: Crítica Genética”, Ingrid Ribeiro da Gama, Eleonora Campos e Clesiane Bindaco Benevenuti, também ás 18h; “Adoração Sem Limites”, de Mateus Oliveira, às 19h; “Além das Cinzas” e “Sob a Luz do Farol”, de Sara Rifer, às 20h.
As atividades na Câmara Municipal começam cedo. Às 10h, tem a visitação ao Corredor Histórico Cultural. Na Emugle, às 10h30, acontecerá a oficina “Técnicas básicas de edição de TV e Vídeo”, com Fred Parente. Também terá oficinas à tarde: “Curso básico de Paleografia”, com Rafaela Machado, às 14h, e “Técnicas básicas de roteiro de Cinema”, com Fábio Bottrel, às 15h. Às 16h e 17h, respectivamente, duas palestras: “Documentário futebolístico em Campos”, com Péris Ribeiro; e “Radiojornalismo”, com Paulo Renato Pinto Porto. No hall da Câmara Municipal, será lançado o livro “Ella e um Vira-Lata Romântico”, de Francisco Antonio Alves, às 18h.
Às 10h e 14h, haverá duas oficinas na Tenda Cabrunco (jardim da Villa Maria). A primeira é de cup cake decorado, com Fátima Braga, e a segunda de chuvisco, com Simone Gonçalves. A tenda Dijahoje (Villa Maria) também tem atividades de manhã e à tarde. São as oficinas literárias “Relaxando na poesia”, com Heloísa Crespo, às 11h, e “Texto Nadacult”, com Cristiano Pluhar, às 16h. Na Villa Maria, uma das atividades é a exposição “Autores Campistas”, das 14h às 17h.
Ainda hoje, haverá, entre outras atividades, o café literário “Liberdade de Expressão”, com a professora Hosana Helena Barbosa, às 20h, no Liceu; o debate “O milagre do conhaque de alcatrão de São João da Barra”, às 22h, no Bar Vermelho (coreto menor do Jardim do Liceu); projeto Noite do Vinil, às 21h, no Coreto Lamparão; e palestra sobre as salas de cinema da cidade, com Joilson Bessa, às 14h, no Espaço Ruth Maria Chaves (Emugle).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS